Santos

Restaurada, locomotiva histórica volta ao museu do Porto de Santos

Veículo ferroviário movido a carvão é do final do século 19

Da Reportagem

Publicado em 13/11/2020 às 20:10

Atualizado em 14/11/2020 às 00:01

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Visitas precisam ser agendadas / Divulgação

Continua depois da publicidade

A Santos Port Authority (SPA) recebeu, nesta quarta-feira (11), a locomotiva "Lavoura", máquina do final do século 19 que pertence ao acervo do Museu do Porto de Santos. "Lavoura" é uma locomotiva a carvão, de fabricação alemã, produzida pela empresa Krauss & Company em 1889, e tinha sido retirada pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) para restauração, em 2016. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Adquirida pela Gaffrée, Guinle e Cia, (antecessora da Companhia Docas de Santos e da SPA), foi utilizada para servir de transporte de blocos de rocha para a construção do cais santista, em uma linha férrea construída entre a pedreira do Jabaquara e o estuário do porto, percorrendo uma distância aproximada de quatro quilômetros de extensão. Posteriormente transferida para os serviços na Usina Hidrelétrica de Itatinga, foi usada no transporte de pessoas e cargas entre o portinho do Rio Itapanhaú e a Vila da Usina, em uma linha férrea de sete quilômetros. Continuou operando até 1980 e, em 1986 foram iniciados os serviços de recondicionamento, sendo recolocada posteriormente em operação em 1988. Foi definitivamente retirada de serviço no início da década de 1990, sendo prontamente acervada junto ao Museu do Porto de Santos. 

Continua depois da publicidade

A restauração foi feita pela Associação como contrapartida à cessão de outra locomotiva, pertencente à Companhia, a "Monte Serrat", que está exposta na cidade turística de São Lourenço (MG). 

Além da locomotiva restaurada, o Museu possui mais de 5 mil itens históricos, como antigas roupas de escafandristas (mergulhadores que usam espécie de armadura com um tubo de respiração ligado a superfície), documentos, equipamentos portuários e de comunicação (que acompanham a evolução tecnológica), reproduções de pinturas de Benedito Calixto - que têm como tema o Porto de Santos -,  dentre outros elementos do acervo. Fica aberto de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 14 às 17h. As visitas devem ser agendadas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (13) 3202-6565, ramal 2005. O endereço é: Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, s/nº - bairro Macuco – Santos, ao lado da sede da SPA.  A entrada é gratuita. 

Continua depois da publicidade

Para a visita, é obrigatória utilização de máscaras faciais pelos visitantes. Serão atendidos grupos de no máximo dez pessoas simultaneamente, divididos em subgrupos de cinco. Haverá aferição de temperatura corporal na entrada.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software