Santos

Reabertura do Centro de Testagem de covid-19 atende mais de 440 santistas

No primeiro dia, foram 445 munícipes testados, com 248 resultados negativos e 197 positivos

Da Reportagem

Publicado em 24/06/2022 às 20:11

Compartilhe:

Posto de testagem / Nathalia Filipe

Mais de 440 santistas foram, nesta sexta-feira (24), até o estádio Ulrico Mursa, da Portuguesa Santista, onde foi reaberto o Centro de Testagem de Covid-19, em Santos. O local, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, visa oferecer mais conforto aos munícipes com sintomas gripais que desejem fazer o exame.

No primeiro dia, foram 445 munícipes testados, com 248 resultados negativos e 197 positivos (44,2% dos casos). Um deles foi da assistente social Regina Mongão, de 55 anos. Com sintomas de gripe desde a última quarta-feira (22), a moradora do Gonzaga desconfiou que pudesse estar com covid.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

"Estava com o nariz entupido há dois dias e com um pouco de tosse também. Até por conta do meu trabalho, onde tenho contato direto com o público, resolvi fazer o teste. Infelizmente deu positivo e agora vou me cuidar para poder voltar à vida normal", contou.

Diferentemente de Regina, o auxiliar administrativo Gabriel Starnini, de 25 anos, testou negativo. Ele afirma que, devido a um recente contato com familiares doentes, resolveu fazer o teste nesta sexta.

"Desde ontem estava com coriza e fiquei ainda mais receoso por ter conversado com dois familiares com covid. Graças a Deus meu teste deu negativo. Pelo jeito era apenas um leve resfriado", comemorou o morador do Castelo.

Para ter acesso ao teste, cujo resultado é conhecido em apenas 15 minutos, o munícipe deverá apresentar documento com foto, comprovante de residência em Santos e estar com sintomas de gripe.

Os moradores que testam positivo recebem, ainda no local, um atendimento clínico inicial, além de orientação quanto ao tratamento adequado. Já os que necessitam de mais cuidados são encaminhados às unidades de pronto atendimento (UPAs) para avaliação médica.

 

CONSCIENTIZAÇÃO

O secretário de Saúde, Adriano Catapreta, esteve presente na reabertura do centro de testagem e alertou para a importância da população continuar se vacinando.

"Assim como nas duas primeiras doses, desejamos chegar a 98%, 99% de cobertura para a terceira e quarta doses. Oferecemos conforto e agilidade com a reabertura do centro de testagem, porém o mais importante é todos se vacinarem. Só com a imunização nós venceremos a covid", alertou Catapreta. 

Atualmente a cobertura vacinal das doses extras (3º e 4º) na Cidade está em 68% e 55%, respectivamente. Todas as policlínicas de Santos seguem realizando a vacinação contra covid-19, das 8h às 16h.

SERVIÇO

O centro de testagem contra a covid-19 fica no estádio Ulrico Mursa, da Portuguesa Santista (Av. Pinheiro Machado, 240 - Marapé). O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, e é aberto para todo o público.

Grupos prioritários (crianças e jovens de zero a 17 anos, idosos a partir de 60 anos, gestantes, puérperas até 6 meses após o parto e pessoas com deficiência) também podem ser testados nas policlínicas de referência do bairro em que moram, de segunda a sexta-feira, das 8 às 14h.

Já as UPAs farão a testagem apenas em pacientes que derem entrada nas unidades de urgência e emergência com quadro clínico grave, sem diagnóstico e que necessitem de internação.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Premiações da Mega-Sena saem para Mongaguá e Praia Grande; veja quanto e lotéricas

Sorteio foi realizado pela Caixa Econômica Federal na noite do último sábado (20)

Cotidiano

Com salários de até R$ 32 mil e vagas no Litoral, concursos públicos abrem inscrições

Os principais concursos públicos e processos seletivos abriram vagas de emprego que abrangem todos os níveis de escolaridade

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter