X

ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

Prontos para adoção, cães e gatos podem passar a fazer parte de sua família neste sábado

A ação é da ONG Patinhas que Brilham e vai acontecer no restaurante Janela Bar, localizado na Rua Goiás, 73, das 15h30 às 19h

Isabella Fernandes

Publicado em 22/09/2023 às 07:45

Atualizado em 22/09/2023 às 22:51

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A ONG Patinhas que Brilham irá levar cães e gatos para a feira de adoção que acontece no próximo sábado (23) / Nair Bueno/DL

Os animais de estimação merecem receber os melhores cuidados. Por isso, a ONG Patinhas que Brilham irá levar cães e gatos para a feira de adoção que acontece no próximo sábado (23) no restaurante Janela Bar, localizado na Rua Goiás, 73, das 15h30 às 19h. 

Os animais que estão para doação são saudáveis e precisam de um lar responsável. A maioria dos cachorros e gatos são frutos de resgate. Após serem resgatados, passaram por consulta veterinária, foram despulgados (retirada de pulgas e carrapatos), vermifugados, castrados, vacinados e tiveram a aplicação de microchip.

Fundadora da Patinhas que Brilham, Angela Bandeira, é protetora animal desde 2005, mas em 2018, percebeu que já tinha praticamente uma ONG, faltando apenas a parte burocrática para a legalização de um instituto. No mesmo ano, ela conseguiu um CNPJ e iniciou a trajetória da organização. Na sequência, foram iniciados os resgates de mais animais. Hoje em dia, a ONG tem em média 100 animais na casa, localizada na Rua Carvalho de Mendonça, 670, no Marapé, em Santos, entre cachorros e gatos.

Já Vanessa Roversi, que auxilia o instituto desde 2017, quando ele ainda não era regularizado, ao ser perguntada sobre sua função na ONG, conta que faz de tudo um pouco. Desde a área financeira até gerenciar as redes sociais. Ela também é responsável por fazer as adoções.

"Eu sou muito sincera nas minhas adoções. Se a pessoa quer adotar um animal que eu vejo que não é para ela eu falo: ‘olha esse animal não é indicado para você, vamos tentar um outro que bate com a sua rotina, que bate com o que você precisa'", conta. 

COMO FUNCIONA A ADOÇÃO?

Para adotar qualquer animal da ONG Patinhas que Brilham é preciso passar por alguns procedimentos. Primeiro, é necessário entrar em contato com a ONG pelas redes sociais ou pessoalmente. Após a primeira interação, uma funcionária irá preencher uma ficha de triagem, que consiste em coletar dados como comprovante de residência e RG. 

A organização preza pela segurança do animal em primeiro lugar. Para concluir o processo é obrigatório mostrar fotos ou vídeos da residência onde o animal irá morar. 

“Se você mora em apartamento, tem que estar telado, porque um gato pode cair e sofrer um acidente. Cachorro só posso doar para casas que tem um muro alto e portão bem fechado, senão esse cachorro acaba voltando para a rua”, afirma Vanessa.

Por último, a família que receberá o cachorro ou gato precisa estar de acordo com a decisão. Com tudo certo, o processo é concluído e a adoção é feita.

COMO AJUDAR A ONG?

O Instituto Patinhas que Brilham tem vários tipos de projetos para quem está disposto a ajudar com dinheiro ou até com tempo. Um deles envolve passear com os cachorros. Outro, tem a função de ser voluntário nas feiras de adoção.

Ainda de acordo com Vanessa, um projeto muito importante tem como intuito fazer a socialização dos animais. O objetivo deste voluntariado é fazer carinho e trazer o animal para perto. Assim, mostrando que nem todas as pessoas querem ou vão machucá-los. "Esse em particular é muito necessário", revela.

“Alguns gatinhos vem muito medrosos e outros bravinhos. Então, você fazendo a socialização com um gatinho faz ele entender que nem todos os humanos são iguais. Ele passou pela maldade e não entende que tem humanos que podem fazer carinho, que gostam dele. Também vêm muitos cães judiados, a gente vai chegar perto do cão e ele se encolhe todo achando que vai apanhar”.

A ONG também conta com o projeto de cadastramento de Nota Fiscal Paulista. 

Uma vez por mês são promovidas feiras de adoção na Cobasi, localizada na Avenida Afonso Pena,  Avenida General Francisco Glicério. No pet shop, PETS, Avenida. Ana Costa, 215, ficam alguns animais para adoção, porém eles permanecem na loja durante um período de 30 dias.

Além dos projetos voluntários, o instituto recebe doações como dinheiro, jornais e rações. 

Para ajudar de qualquer forma é preciso entrar em contato com a organização via Instagram (@ongpatinhasquebrilham), WhatsApp (13 99782-5737) ou Facebook (@ongpatinhasquebrilham).

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Suspeitos de lavagem de dinheiro para o PCC são presos em Praia Grande

Segundo investigações, o trio comandava um esquema de fraudes para lavar dinheiro do tráfico de drogas, utilizando imóveis e contas em bancos digitais

Esportes

O futebol continua! Veja os campeonatos que não terão paralisação

Times gaúchos estão envolvidos nos principais torneio do futebol brasil

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter