11 de Setembro de 2024 • 03:34
Santos
Encontro terá ainda o lançamento do documentário "Memórias Apagadas da Terra da Liberdade" e apresentação do rapper Pakko; a entrada é gratuita, a partir das 18h
A obra também apresenta uma linha do tempo da recepção da sua obra no mundo e no Brasil / Foto: Divulgação
O Instituto Procomum realiza nesta quinta-feira, 28 de abril, a partir das 18h, o lançamento do livro Frantz Fanon e as encruzilhadas – Teoria, política e subjetividade, do professor, pesquisador e cientista social Deivison Faustino, um dos principais estudiosos do racismo, do movimento de negritude e da produção intelectual negra no Brasil contemporâneo, além de maior especialista da obra de Fanon no país.
O evento, gratuito, acontece na sede da organização (Rua Sete de Setembro, 52 - Vila Nova - Santos) e contará uma roda de conversa com o autor. Exemplares da obra, publicada pela UBU Editora, estarão disponíveis para venda.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Em “Frantz Fanon e as encruzilhadas”, Faustino propõe uma reflexão rigorosa e fecunda sobre a obra do psiquiatra e revolucionário martinicano, responsável por um trabalho pioneiro sobre a experiência negra na América Latina e no Caribe afrodiaspóricos; e, sobretudo, sobre a dimensão psicológica do racismo.
A obra também apresenta uma linha do tempo da recepção da sua obra no mundo e no Brasil, mostrando como sua obra foi ignorada, lida ou apropriada por diferentes leitores, de figuras centrais da crítica europeia, intelectuais brasileiros e pensadores africanos.
Mais sobre o autor
Oriundo de um bairro chamado Sítio dos Vianas, em Santo André (SP), Deivison Faustino, também conhecido como Deivison Nkosi, envolveu-se ainda na adolescência com o movimento hip-hop e, em seguinda, com o movimento negro. Mestre em Ciências da Saúde / Epidemiologia (Faculdade de Medicina do ABC) e Doutor em Sociologia (UFSCAR), em 2018 lançou o livro “Frantz Fanon: um Revolucionário particularmente negro” e publicou, em parceria com outros pesquisadores da saúde pública a coletêna “As Interfaces do Genocídio no Brasil: raça, gênero e classe”. Atualmente é pós-doutorando no Instituto de Psicologia da USP e professor adjunto da Unifesp – Campus Baixada Santista.
É integrante do grupo de pesquisa Laboratório Interdisciplinar Ciências Humanas, Sociais e Saúde, da UNIFESP e integrante do Instituto Amma Psique e Negritude e do Grupo Kilombagem. Também dedica-se à pesquisa, ensino e extensão de temas como: racismo e racismo institucional, racismo e sofrimento psíquico, saúde da população negra, educação das relações étnico-raciais e africanidades e produção intelectual de autores/as negros/as.
Lançamento de documentário e show do rapper Pakko
Além do lançamento do livro e da roda de conversa com Deivison Faustino, o evento desta quinta-feira (28) terá ainda o lançamento do documentário “Memórias Apagadas da Terra da Liberdade (18h) e uma apresentação em formato pocket do rapper santista Augusto Pakko (20h30).
Pakko, 23 anos, é um artista oriundo da Zona Noroeste, que começou cedo a se envolver com a poesia, até se encantar pelo rap. Foi um dos selecionados para o projeto Colaboradora Artes e Comunidades e também assinou a produção da série documental de fotografias do projeto Memórias, Narrativas e Tecnologias Negras - LAB Negritudes, desenvolvido pelo Instituto Procomum em parceria com o Instituto Ibirapitanga.
O documentário “Memórias Apagadas da Terra da Liberdade” é um dos conteúdos resultantes deste projeto, uma pesquisa-ação que busca evidenciar o protagonismo – ancestral e contemporâneo – da população negra das nove cidades da Baixada Santista, através de ações de arte, cultura, ciência e educação, a partir das metodologias inovadoras.
Em formato de curta-metragem, a obra propõe um mergulho nas memórias de pessoas negras da Baixada Santista, constituídas pelo samba, pelos quintais da resistência, por heróis e por pessoas reais.
Sobre o Instituto Procomum
Organização sem fins lucrativos que trabalha para ativar e participar de redes cujo foco é promover a transformação social e inventar um mundo comum entre diferentes. | Site: www.procomum.org | Instagram: @procomum.
Cotidiano
Santos FC realiza campanha 'Doando Sangue com Amor'; saiba como participar
Funcionários públicos de Praia Grande doam sangue em dia de protestos
Vamos ajudar? Santos fará campanha de doação de sangue neste sábado (16)
Diário Mais
Espaço das Águas é o mais novo parque da região, localizado dentro do Mundo das Crianças
Cotidiano
O processo seletivo oferece 14 vagas, e a prova escrita está prevista para o dia 13 de outubro de 2024