X

Santos

Projeto sobre conscientização para coleta de resíduos nas praias, se inicia em Santos

A iniciativa Santos Praias & Mares Limpos é uma parceria entre a Prefeitura de Santos e o Instituto EcoFaxina, com o patrocínio da Terracom Construções

Da Reportagem

Publicado em 10/02/2024 às 13:21

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Na fase piloto do projeto, que seguirá até março, 54 agentes ambientais atuarão de quinta a domingo, das 9h às 16h / Divulgação/PMS

Por um mar sem lixo e uso adequado das praias de Santos, o poder público, o terceiro setor e a iniciativa privada se uniram em um projeto inédito de educação ambiental e gestão integrada de resíduos sólidos. O lançamento foi realizado na Praia do José Menino na última sexta-feira (9), véspera de feriado de Carnaval, quando a Cidade receberá milhares de turistas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A iniciativa Santos Praias & Mares Limpos é uma parceria entre a Prefeitura de Santos e o Instituto EcoFaxina, com o patrocínio da Terracom Construções. Na fase piloto do projeto, que seguirá até março, 54 agentes ambientais atuarão de quinta a domingo, das 9h às 16h, orientando os frequentadores das praias e coletando resíduos recicláveis gerados por banhistas, ambulantes e quiosques que comercializam alimentos e bebidas.

No feriado de Carnaval, a ação ocorrerá também na segunda (12) e terça (13). O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental e promover o engajamento no descarte responsável de resíduos sólidos, contribuindo para a manutenção da beleza natural das praias e a proteção dos oceanos.

ESTRUTURA
Todos os agentes ambientais estarão uniformizados com bonés e coletes do projeto, os quais possuem QR Code que direciona para endereço eletrônico com informações da iniciativa, o Placar Praia Limpa e as regras das praias, entre elas a proibição do descarte irregular de resíduos e a presença de cães fora da área e horário permitidos. Para a ação, sete tendas de triagem e entrega voluntária foram montadas entre as praias do José Menino, Pompeia, Gonzaga, Boqueirão, Embaré, Aparecida e Ponta da Praia.

Os espaços educativos permitirão que banhistas aprendam sobre a importância da reciclagem enquanto realizam o descarte consciente de seus resíduos. Além dos benefícios ambientais, o projeto fornecerá dados importantes sobre os resíduos presentes na orla ajudando no planejamento de novas ações de conscientização.

Um total de 52 lixeiras estará estrategicamente distribuído pela faixa de areia, sendo metade delas destinada para resíduos orgânicos (restos de alimentos, entre outros) e a outra parte para recicláveis (como latas e garrafas, entre outras embalagens). Também haverá três triciclos com carretas (ecobikes) para a coleta dos resíduos nas praias e junto aos quiosques, percorrendo a faixa de areia e a ciclovia da orla.

“Santos tem uma natureza exuberante e é pioneira internacionalmente na difusão da cultura oceânica nas escolas. Esta parceria é mais uma importante medida que vem se somar aos nossos esforços para ajudar na preservação dos mares e oceanos”, destaca o prefeito Rogério Santos.

A vice-prefeita e secretária da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos, Renata Bravo, explica que a iniciativa não pretende apenas realizar a coleta dos resíduos. “Mas, principalmente, reforçar a questão da educação ambiental, reforçar a importância de não se largar objetos aqui na areia da praia”.

Para o secretário de Governo, Fábio Ferraz, “as praias são o patrimônio da Cidade. São lindas, maravilhosas, e é importante que tenhamos turistas e moradores desfrutando deste espaço, mas de forma consciente e adequada. Com essa iniciativa, as pessoas vão receber informações dos agentes ambientais e também fazer a coleta dos resíduos para que possamos fazer com que a praia continue assim: sempre limpa”.

VOLUNTÁRIOS
“O projeto também vai incentivar os banhistas a coletar resíduos na faixa de areia. Nas tendas de triagem, serão emprestados pegadores para aqueles que quiserem participar voluntariamente da ação”, explica o presidente do Instituto EcoFaxina, William Rodriguez Schepis.

O diretor de Gestão Ambiental da Terracom, Antonio de Mello Neto, entende que o projeto vai muito além de investir na limpeza das praias. “A ação mostra, na prática, a importância da Educação Ambiental. Um dos pilares da Terracom é justamente a preservação do meio ambiente. É fundamental sensibilizar a população e os turistas para que cada um faça a sua parte na conservação dos ecossistemas e até mesmo da Cidade. Queremos colaborar para a formação de cidadãos mais conscientes”.

PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA
O projeto Santos Praias & Mares Limpos envolverá 30 moradores do bairro São Manoel (Zona Noroeste), além de agentes ambientais do Instituto EcoFaxina, que terão apoio da Guarda Municipal de Santos.

Todo o material reciclável coletado será transportado para a Cooperativa do Projeto Sistema Ambiental de Coleta de Resíduos, que realiza a limpeza de áreas de mangues, gerando trabalho e renda por meio da comercialização dos itens coletados.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Esportes

Corinthians vence Racing-URU e se classifica para oitavas da Sul-Americana

Classificação às oitavas rende R$ 3 milhões aos cofres do clube, R$ 500 mil a mais do que seria com a vaga nos playoffs

Nacional

Congresso derruba veto de Lula para 'saidinha' de presos

Decisão também restringe ainda mais as saidinhas

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter