Santos

Programa 'InovaMãe' procura liberdade financeira para mulheres de Santos

Inscrições já estão abertas para as mais de mil vagas gratuitas do programa

Da Reportagem

Publicado em 13/05/2024 às 19:07

Comentar:

Compartilhe:

Aulas serão realizadas de forma remota, com encontros on-line e já gravados para que a mulher tenha possibilidade de flexionar sua rotina com o curso / Francisco Arrais/PMS

Nesta segunda-feira (13), Santos iniciou uma ação inédita que leva conhecimento e ferramentas para as mães e mulheres do município que gerem renda e conquistem a liberdade financeira. Por intermédio do programa "InovaMãe - Carreira e Empreendedorismo", foi apresentado na Associação Comercial de Santos (ACS), no Centro Histórico.

As inscrições já estão abertas para as mais de mil vagas gratuitas do programa e podem ser feitas até o dia 16 de junho pelo site oficial do B2Mamy. As aulas serão realizadas de forma remota, com encontros on-line e já gravados para que a mulher tenha possibilidade de flexionar sua rotina com o curso.

O projeto ajuda a fomentar o empreendedorismo e a empregabilidade com conteúdo e acesso à plataforma de Educação. Dividido em três fases, o 'InovaMãe' tem duração de três meses e inclui, na primeira fase, o desenvolvimento de peças de conteúdo de rede social, redação de release para imprensa e relacionamento com a mídia, evento presencial com representantes de empresas.

Na segunda fase, serão desenvolvidas trilhas sobre empreendedorismo e empregabilidade: uma de habilidades sociais e metas pessoais, outra de empregabilidade e retorno ao mercado de trabalho e a terceira de empreendedorismo e marketing digital.

O programa é uma realização B2Mamy e Prefeitura de Santos, com patrocínio da Associação Comercial de Santos (ACS) e apoio da Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher) e Parque Tecnológico de Santos.  

A aula inaugural será realizada juntamente com a abertura do acesso aos cursos no dia 3 de julho. As mulheres e mães santistas participarão de trilhas de capacitação focadas em habilidades socioemocionais, com Rafa Brites; desenvolvimento de planejamento estratégico, com o time B2Mamy, e de estímulo de habilidades de comunicação digital com a equipe Womby, além da disponibilidade de todo o conteúdo gratuito disponível na B2Mamy Academy.

Ao final da experiência, as participantes que cumprirem mais de 75% de presença ganharão certificado final de participação.

“Essa iniciativa proporcionará realizações nas áreas de empreendedorismo e geração de renda, promovendo a autonomia e a autoestima que a mulher, inserida em uma sociedade onde é possível encontrar barreiras sociais, precisa. É uma inserção que ampliará espaços e parcerias na Cidade que é a mais feminina do Brasil, representando 56% dos munícipes. Estamos trabalhando juntos para que Santos seja cada vez mais uma cidade igualitária, com oportunidades a todas as pessoas”, discursou o prefeito Rogério Santos.

A vice-prefeita de Santos, Renata Bravo, destaca o papel social desempenhado pelo programa, que proporcionará mecanismos que ampliarão seus horizontes profissionais. “Hoje é um dia extremamente importante por estarmos avançando em mais uma pauta de proteção às mulheres, garantindo qualificação e acesso às mulheres, principalmente em situação de vulnerabilidade, por meio do poder público. Quando uma mulher tem conhecimento, ela tem asas e possibilidade de chegar aonde quiser”.

Para a secretária municipal da Mulher, Cidadania, da Diversidade e Direitos Humanos, Larissa Paz, a ação trará possibilidades e segurança para a participante em sua vida profissional. “Essa iniciativa destaca não só a possibilidade de mulheres ingressarem no mercado de trabalho como também a realidade de se manter nele. Nós sabemos que existe um desafio de permanecermos em nossa jornada profissional justamente por conta dos desafios da maternidade. Mas esse programa, sem dúvidas, trará para essa mulher, que também é mãe, a oportunidade de não somente empreender, mas a de saber como conciliar o emprego com a maternidade”.

Dani Junco, fundadora da B2Mamy, mãe e moradora de Santos, diz que realizar esse programa na sua cidade é um sonho realizado. “O propósito é conectar mães à comunidade para que, por meio de educação, networking, saúde e bem-estar, elas consigam alcançar a sua liberdade financeira. Nunca subestime a força de uma mulher que deseja ser exemplo para o seu filho”.

Eduardo Bittencourt, presidente do Parque Tecnológico de Santos, afirma que é mais uma oportunidade de mostrar um novo caminho através do empreendedorismo e da tecnologia. “É um marco para nosso ecossistema, estamos construindo um amanhã mais inclusivo e justo, espero que sirva de inspiração para todas as cidades do Brasil”.

“Estamos muito felizes em apoiar esse importante projeto para a nossa região. Com a nossa plataforma de cursos on-line ACS Academy, que disponibilizamos para nossos associados, conseguimos captar recursos que nos possibilitaram investir nessa iniciativa. Nossa proposta é cada vez mais multiplicar ações de educação, com os recursos da própria educação”, disse Mauro Sammarco, presidente da Associação Comercial de Santos.

A cerimônia de lançamento do programa contou com a presença de autoridades santistas, mães, empreendedoras e futuras protagonistas de histórias que ainda serão contadas e que servirão de inspiração para outras mulheres. Uma das participantes era Priscila Silva, 41, mãe de três filhos e confeiteira, dona do próprio negócio. A empreendedora, ao saber sobre a iniciativa, não pensou duas vezes em prestigiar o evento. “Quando vi que tinha como temáticas a autonomia das mulheres e geração de renda para mães, me interessei rapidamente. Já estou pensando em me inscrever. Com certeza os envolvidos arrasaram na proposta que será efetiva para as mulheres santistas”, disse.

Para a contadora de histórias de mulheres que superaram obstáculos e barreiras sociais, Camila Genaro, 43, o empreendedorismo feminino é pauta séria. “Nós, que estamos buscando nosso espaço no mercado de trabalho, precisamos de ações como essa que, até um tempo atrás, não eram tão comuns. Precisávamos subir a serra para ver histórias de superação sendo construídas. A mulher precisa cada vez mais ocupar o seu próprio lugar e por isso eu penso que o InovaMãe fará a diferença”.

A B2Mamy é a maior comunidade de mães do Brasil. Tem como missão tornar mães líderes e livres economicamente por meio de educação, networking e saúde e bem-estar. Desde 2016, mais de 100 mil mulheres já foram impactadas e 27 milhões de reais foram gerados.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Rua de São Vicente será interditada neste domingo, devido a obras da Sabesp; saiba qual

Agentes de trânsito estarão no local orientando os motoristas

Cotidiano

Confira o resultado da Lotomania no concurso 2637, nesta sexta (21)

O prêmio é de R$ 9.800.000,00

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter