Mudanças climáticas

Procomum seleciona interessados em participar de criação de Plano de Ação Climática

Iniciativa selecionará até 15 pessoas para desenvolver soluções de governança no primeiro plano de ação climática do Brasil

Da Redação

Publicado em 29/09/2025 às 15:31

Atualizado em 29/09/2025 às 15:37

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Interessados podem se inscrever até esta segunda-feira, dia 29 / Divulgação/Procomum

Continua depois da publicidade

O Instituto Procomum, em parceria com a Rede pelo Clima na Baixada Santista, recebe até 29 de setembro inscrições para a chamada pública do CLIMA LAB, um laboratório de inovação cidadã focado em ampliar a participação social no Plano Municipal de Ação Climática de Santos (PACS). As pessoas interessadas em participar podem se inscrever pelo site https://redepeloclima.procomum.org/clima-lab/.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A iniciativa, que acontecerá entre os dias 10 de outubro e 8 de novembro, tem como objetivo criar soluções colaborativas que envolvam sociedade civil, poder público, universidades e comunidades locais no enfrentamento da crise climática. Ao mesmo tempo, dá continuidade às ações do Instituto Procomum para construir uma agenda mais ampla com foco na articulação territorial, cuidado e na justiça climática.

Continua depois da publicidade

Serão selecionadas até 15 pessoas para participar do colaboratório, que utilizará metodologia de inovação cidadã para desenvolver protótipos em governança climática.

O  conceito do projeto é o de coprodução cidadã, avançando de um modelo passivo – onde cidadãos apenas opinam sobre problemas – para um ativo, no qual as próprias pessoas constroem coletivamente políticas e serviços públicos.

Continua depois da publicidade

O PACS, instituído por decreto municipal em janeiro de 2022, é um plano pioneiro para a ação climática do Brasil e define estratégias para transformar Santos em uma cidade neutra em carbono até 2050. Entre suas diretrizes está o Eixo 7 – Governança e Participação na Gestão Climática, que prevê o fortalecimento da governança democrática por meio de comissões abertas à sociedade e observatório da resiliência.

“O CLIMA LAB pretende criar e testar soluções reais para construirmos, juntos, formas mais transparentes e participativas para enfrentar a crise climática em Santos a partir do PACS, um plano que, já em sua construção, busca promover o diálogo, escuta e compromisso com a população. Queremos que as pessoas se apropriem do PACS e apoiem sua implementação. Para participar não é preciso ter uma ideia pronta: o mais importante é ter interesse pelo tema das mudanças climáticas, disposição em participar do processo e colaborar com pessoas diversas.”, comenta o arquiteto e urbanista Mauro Fecco, coordenador da Rede Pelo Clima na Baixada Santista e Coordenador de Inovação do Instituto Procomum.

Metodologia e recursos

Os participantes vivenciarão uma jornada de um mês, iniciando com imersão de dois dias nos quais será discutida a situação-problema e constituídas propostas de solução. Equipes trabalharão durante quatro semanas tirando essas soluções do papel testando ideias com o público-alvo.

Continua depois da publicidade

O projeto oferecerá infraestrutura completa no LAB Procomum, incluindo computadores, internet, materiais e refeições. Cada participante receberá auxílio financeiro em duas parcelas, além de mentoria especializada e apoio técnico durante todo o processo.

As soluções desenvolvidas poderão assumir diversos formatos: aplicativos, sistemas, protocolos, ferramentas de comunicação, materiais didáticos, eventos ou projetos de design. 

O CLIMA LAB representa um marco na implementação de políticas públicas participativas em Santos, cidade pioneira no país com seu plano climático estruturado em mais de 50 metas distribuídas em oito eixos temáticos.

Continua depois da publicidade

Perfil dos participantes

A seleção priorizará a diversidade de perfis para ampliar o potencial de inovação. São especialmente encorajadas inscrições de: População diretamente afetada pelas mudanças climáticas; Especialistas ambientais e acadêmicos; Agentes públicos gestores e da ponta. 

O projeto incentiva particularmente a participação de mulheres, pessoas negras, LGBTQIAPN+, indígenas, quilombolas e população rural. Podem se inscrever brasileiros maiores de 18 anos residentes em Santos e municípios vizinhos.

Cronograma e inscrições

Inscrições: até 29 de setembro de 2025
Resultado: 3 de outubro de 2025
Abertura e Imersão inicial: 10 e 11 de outubro de 2025
Desenvolvimento dos protótipos: 11 de outubro a 8 de novembro de 2025
Evento de encerramento: 8 de novembro de 2025

Continua depois da publicidade

Durante o período, serão realizadas duas jornadas formativas abertas ao público, incluindo oficinas sobre governança climática e resolução de conflitos, ampliando o alcance da iniciativa além dos participantes selecionados.
 

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software