X

Santos

Primeira etapa das obras em atracadouro na Travessia Santos/Guarujá é entregue

A nova plataforma vai proporcionar ganho na logística operacional e mais segurança para os usuários, já que ciclistas e pedestres terão espaço exclusivo para a travessia

Da Reportagem

Publicado em 01/12/2021 às 13:42

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Primeira etapa das obras em atracadouro na Travessia Santos/Guarujá é entregue / Divulgação

O secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, e o diretor-geral do Departamento Hidroviário (DH), José Reis, entregaram na manhã desta quarta-feira (1), em Guarujá, a primeira etapa das obras na Travessia Santos/Guarujá. O novo atracadouro misto, destinado ao embarque e desembarque de pedestres, bicicletas e veículos.

A nova estação funcionará das 5h às 23h30, e, nos horários de maior movimentação, duas embarcações serão destinadas somente para pedestres e ciclistas.

Outro atracadouro misto também será entregue em janeiro de 2022. Além da reforma completa da balsa FB-24, que, com capacidade para transportar 62 carros e 248 pedestres, será entregue a tempo de dar reforço na "Operação Verão + Seguro 2021/22".

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

"A entrega deste atracadouro é importante para o sistema de travessias em Santos e Guarujá. Estamos reservando um espaço seguro para pedestres e ciclistas, e dando agilidade também ao transporte de veículos. Tudo isso representa mais segurança e qualidade de vida para a população", afirmou João Octaviano.

Segundo o DH, as obras estão sendo realizadas sem recursos públicos e foram contratadas pela empresa responsável pelo navio, que danificou as plataformas de embarque em junho deste ano.

Travessia Santos/Guarujá

A Travessia Santos/Guarujá apresenta um volume diário médio de 6,2 mil ciclistas e 100 pedestres. O Departamento Hidroviário tem agido para manter a operação do sistema, com segurança, e reduzir os impactos aos usuários, mesmo com as limitações impostas pelo acidente. Os usuários são orientados através dos Painéis de Mensagens Variáveis (PMV) sobre restrições e tempo de espera nas travessias.

Concessão das travessias

Durante o evento, o secretário falou também sobre a concessão das Travessias Litorâneas. "O lançamento do edital é outra boa notícia. Ao dar espaço para a iniciativa privada, o Governo de São Paulo pretende modernizar, ampliar e melhorar o serviço das travessias para a população", afirmou.

O Governo de São Paulo publicou nesta terça-feira (30), no Diário Oficial do Estado, o edital para a concorrência internacional da concessão do Sistema de Travessias Litorâneas com investimentos previstos de R$ 272 milhões ao longo dos 30 anos de contrato. O leilão deve acontecer no dia 30 de março de 2022, na sede da B3, na capital.

O DH tem realizado investimentos importantes no sistema, o que já permitiu uma melhora significativa e um atendimento mais ágil aos usuários. 

Desde 2019, onze embarcações reformadas foram entregues, a manutenção passou a ser 24 horas e os usuários ganharam novos canais de informação em tempo real. Com esses investimentos, as travessias litorâneas contaram, nas duas últimas temporadas de Verão, com a maior quantidade de embarcações dos últimos cinco anos e redução significativa na média do tempo de espera.

Travessias Litorâneas

Santos/Guarujá

Bertioga/Guarujá

São Sebastião/Ilhabela

Iguape/Juréia

Cananéia/Ilha Comprida

Cananéia/Continente

Santos/Vicente de Carvalho

Cananéia/Ariri.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Ministério autoriza obras do novo terminal de passageiros do Aeroporto de Guarujá

Prefeitura do município informou que está realizando o processo conforme os ajustes necessários

Mongaguá

Ex-detento tenta entregar celulares em penitenciária em Mongaguá

homem foi detido com 35 celulares em uma mochila

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter