X

Santos

Prédio histórico da Pinacoteca já conta com acessibilidade para receber os visitantes

O casarão da Pinacoteca, localizado na Av. Bartolomeu de Gusmão nº 15, teve a escada externa recomposta, foram implantadas rampas móveis em aço e os sanitários do térreo e do primeiro pavimento passaram por reforma

Da Reportagem

Publicado em 26/01/2024 às 07:25

Atualizado em 07/03/2024 às 10:35

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Um dos espaços culturais de lazer de Santos, tem em sua programação happy hour musical, cursos e eventos variados para crianças e adultos / Carlos Nogueira

Em mais uma importante entrega na programação de aniversário dos 478 anos de Santos, nesta quarta-feira (24), a Pinacoteca Benedicto Calixto ganhou acessibilidade, após obras de adequação, finalizadas em dezembro. Com a melhoria, o prédio histórico, um dos importantes pontos turísticos e culturais de Cidade, está preparado para receber cadeirantes, pessoas com deficiência visual e idosos com todo conforto e segurança.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O casarão da Pinacoteca, localizado na Av. Bartolomeu de Gusmão nº 15, teve a escada externa recomposta, foram implantadas rampas móveis em aço e os sanitários do térreo e do primeiro pavimento passaram por reforma. As instalações elétricas foram adequadas e piso podotátil e de comunicação visual instalados.

O local ganhou também rampas externas para a entrada no edifício principal, onde foi instalado um elevador plataforma (sem poço) para uma cadeira de rodas e um acompanhante. A obra foi gerenciada pela Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi). Os serviços foram executados pela Iluminar Projetos Construções e Instalações Elétricas, empresa vencedora da licitação.

“Podemos dizer que a Pinacoteca se tornou um exemplo de equipamento acessível e com muito orgulho. Está na nossa bandeira a liberdade, que é ir e vir e frequentar todos os lugares com nossos direitos garantidos. Estamos celebrando um momento de responsabilidade social e respeito a todas as pessoas sem qualquer distinção”, afirma o prefeito Rogério Santos.

Na reforma para adequação de acessibilidade foram investidos R$ 541.621,55, recursos destinados pelo Fundo de Desenvolvimento Urbano do Município de Santos (Fundurb). A Universidade Santa Cecília (Unisanta), sob coordenação do professor Nelson Gonçalves Lima, elaborou o projeto arquitetônico.

TESTADO E APROVADO
Durante a cerimônia de entrega das obras de acessibilidade, realizada nesta quarta-feira (24), o casarão recebeu 15 pessoas filiadas a entidades como Casa da Esperança, Centro de Reabilitação e Estimulação do Neurodesenvolvimento (Cren), Congregação Santista de Surdos, Lar das Moças Cegas e ao Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Condefi) de Santos, que testaram e aprovaram os elementos de adequação.

O vice-presidente do Condefi, Luciano Marques, foi uma das pessoas com deficiência física que estrearam o elevador plataforma. “Se o pessoal presente na solenidade está feliz, imagina quem tem dificuldade de locomoção e é usuário de cadeira de rodas. A felicidade e o significado que esse simples, porém importante ato traz são enormes. Somos impedidos muitas vezes, aliás, na maioria das vezes, de visitar lugares como este, uma casa antiga e histórica. Fico realmente emocionado e parabenizo todos os envolvidos”, discursou.

Também presente no evento, a Coordenadora de Políticas para Pessoas com Deficiência da Prefeitura de Santos, Cristiane Zamari, falou sobre a sensação de entregar mais um selo de acessibilidade a um equipamento público.

“É uma grande emoção. Esse é um momento histórico porque é o primeiro prédio tombado que a gente consegue promover adaptação e acessibilidade arquitetônica para todos os pavimentos, além dos banheiros acessíveis e todas as outras formas de acessibilidade. Todos os monitores da Pinacoteca foram muito bem orientados por nós e demonstraram muito interesse em aprender. Aqui, todas as pessoas serão atendidas com o devido respeito, de uma maneira mais simplificada, com uma linguagem simples. Tudo isso foi passado nesse treinamento do Condefi”.    

Na ocasião, o prédio histórico foi contemplado com o selo ‘Empresa Acessível’, destinado a locais públicos que estão aptos para receber todas as pessoas, atendendo às suas necessidades.

CULTURA E LAZER

A Pinacoteca Benedicto Calixto oferece, no térreo, biblioteca de livros de arte e exposição permanente de obras de Calixto, considerado um dos maiores expoentes da pintura brasileira do início do século 20. O andar superior funciona como galeria de mostras temporárias.

Um dos espaços culturais de lazer de Santos, tem em sua programação happy hour musical, cursos e eventos variados para crianças e adultos, sobretudo aos fins de semana. Com entrada gratuita, a Pinacoteca fica aberta de terça a domingo, das 9h às 18h.

PATRIMÔNIO HISTÓRICO
O casarão de estilo neoclássico do início do século 20, sede da Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto, é patrimônio histórico de Santos, tombado pelo Condepasa (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos).

Última casa da orla de Santos que mantém as características da época dos barões do café, o espaço foi uma residência familiar, um asilo de idosos, um pensionato de moças e até um cortiço, antes de ser declarado de utilidade pública, em 1979, e começar a ser restaurado sete anos depois.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Praia Grande tem novos pontos com radares e lombadas eletrônicas; veja onde

A velocidade máxima permitida nas lombadas eletrônicas será de 40km/h e nos radares de 60km/h

ESPORTE REGIONAL

Portuários Stadium reúne crianças e adolescentes com o ThaiKids em Santos

Evento acontece no próximo dia 27

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter