Santos

Praiamar Shopping recebe exposição de carros antigos

Chamada 'Carona para o Passado', mostra terá 16 veículos consagrados da Volkswagen expostos na Praça Central do mall a partir da próxima quinta-feira (18)

Da Reportagem

Publicado em 17/08/2022 às 12:30

Compartilhe:

Carros icônicos da Volkswagen, como Fusca, Variant e Kombi, estarão na exposição / Foto: Divulgação

Os amantes de carros antigos não podem perder a exposição “Carona para o Passado”, que o Praiamar Shopping irá receber a partir da próxima quinta-feira (18), com 16 veículos de modelos consagrados da Volkswagen, como TL, Kombi, Fusca, Brasilia, entre outros.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A mostra será aberta ao público e acontecerá na Praça Central do mall, com a duração de duas semanas - a cada semana serão expostos oito carros diferentes. Além dos modelos mais conhecidos do público, também estarão presentes modelos como TL, Variant, Puma GT e um dos carros mais raros já produzidos no Brasil, o Karmann Ghia TC.

O encontro tem como parceiros os clubes de carros antigos Tu Garage 013, Dissidentes By Night, Volks Guarujá, Cousins Garage Santos, Fuscas Baixada Santista e CAAS. Os clubes são os responsáveis por levar os veículos para a exposição.

Para a gerente de marketing do Praiamar Shopping, Viviane Morimoto, o intuito da exposição é reviver o passado por meio de carros clássicos e trazer um entretenimento diferente aos santistas. “Queremos relembrar os tempos áureos dos automóveis brasileiros com muitos modelos que vão chamar atenção pelas características e originalidade”, afirma.

História
Desde 1953, mais de 20 milhões de veículos já foram produzidos pela Volkswagen no Brasil, país que recebeu a primeira operação da marca fora da Alemanha e deu início à sua expansão global, sendo que os modelos Fusca, Kombi e Brasília viraram o xodó dos brasileiros.

O Fusca foi o primeiro carro a ser montado no país no ano de 1953; seis anos depois, o carro começou a ser totalmente fabricado aqui e tornou-se o veículo mais famoso de todos os carros produzidos pela marca e um dos mais conhecidos de todos os tempos.

Já a Kombi teve o início da produção em 1957, com 50% de componentes nacionais, índice que passaria a 95% em 1961. Teve versões Standard, Luxo e Furgão, além da Pickup e Pickup de cabine dupla, com motores a gasolina e a diesel.

A Variant foi a primeira perua produzida pela marca no País, chegando ao mercado nacional no final da década de 1960, tornando-se um importante modelo para o aumento do portfólio da marca em território brasileiro. Era um automóvel ideal para ser usado no dia a dia, mas que não decepcionava quando o intuito era rodar pelo país.

Com linhas arrojadas para a época e carroceria no estilo “fastback”, o Volkswagen 1600 TL, sigla de “Touring de Luxo”, foi lançado em 1970. Inicialmente com carroceria duas-portas e motor 1.6 de 65 cv, destacou-se pelo seu interior luxuoso.

O Karmann Ghia TC (Touring Coupé) surgiu no ano de 1970 e foi um modelo desenhado no Brasil com uma leve inspiração no Porsche 911. O carro é hoje um dos mais procurados pelos colecionadores amantes da marca.

Apresentada ao público em 1973, a Brasília foi outro automóvel de bastante sucesso no Brasil. O veículo foi projetado e desenvolvido por técnicos e engenheiros brasileiros e seu nome foi uma forma de homenagem à capital brasileira. Possuía amplo espaço interno e seu motor era o 1600 que oferecia 60 cv de potência.

Já o Puma teve na origem da marca as pistas de corrida. O projetista Rino Malzoni foi quem desenvolveu o protótipo em 1964,  consagrou-se vitorioso em cinco corridas nesse ano, sendo a primeira em Interlagos, no GP das Américas. O carro se tornou um dos mais queridos e confiáveis do público, pois utilizava peças de carros que tiveram grandes vendas no Brasil, como o Fusca, e com isso, era fácil a manutenção do esportivo.

A exposição ‘Carona para o Passado’ pode ser visitada nos horários de funcionamento do Praiamar Shopping, de segunda a sábado, das 10 às 22 horas, e domingo, das 15 às 21 horas. Endereço: Rua Alexandre Martins, 80 - Bairro Aparecida - Santos (SP).

Serviço:
Exposição Carona para o Passado
Data: 18 de agosto a 31 de agosto
Horário:  de segunda a sábado, das 10 às 22 horas, e domingo, das 15 às 21 horas.
Local: Praça Central do Praiamar Shopping
Endereço: Rua Alexandre Martins, 80 - Bairro Aparecida - Santos (SP).

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

FIQUE ATENTO

Sistema Anchieta-Imigrantes está com operação 5x3 em vigor

Para a descida os motoristas devem usar a pista sul da Anchieta e pista sul da Imigrantes; já para subida a opção é a pista norte da Imigrantes

PLEITO MUNICIPAL

Eleições 2024: convenções partidárias se iniciam neste sábado

Pela norma, os partidos deverão escolher os políticos que vão disputar o pleito até 5 de agosto

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter