As atividades do Núcleo Cultural acontecem nos dias 18 e 19 de novembro / Divulgação
Continua depois da publicidade
O Projeto Porto do Futuro – Arte, Educação e Sustentabilidade realiza uma programação especial nesta quinta-feira (20) em homenagem ao Dia da Consciência Negra, na UME Colégio Santista, em Santos.
As atividades do Núcleo Cultural acontecem nos dias 18 e 19 de novembro, reforçando o compromisso do projeto com a identidade e valorização da cultura afro-brasileira.
Continua depois da publicidade
Das 13h às 16h30, a escola se transforma em um centro de expressão artística, oferecendo oficinas de arte urbana, apresentações de DJ, break dance e pop, e ações criativas inspiradas na cultura de rua.
O ponto alto da programação é a criação de um mural artístico colaborativo, conduzido pelo artista Dicart, que busca traduzir visualmente a força das raízes negras e o poder transformador da arte na educação.
Continua depois da publicidade
O mural será finalizado na quarta-feira (19/11) com a participação dos alunos, simbolizando o aprendizado coletivo. A Secretária de Educação, Audrey Kleys, foi convidada para acompanhar a conclusão e inauguração oficial da obra.
O projeto, que tem patrocínio da Eldorado Brasil e é realizado pela Lei de Incentivo à Cultura PROMICULT, também se dedica a fortalecer a relação Porto-Cidade. Felipe Landahl, idealizador do projeto, destaca: “As ações atuam de forma transversal em cultura, sustentabilidade e impacto social, construindo conexões que reforçam o protagonismo da comunidade escolar diante da vocação portuária local.”
O Porto do Futuro transforma a UME Colégio Santista em um espaço de aprendizado ativo, conectando a comunidade à agenda global dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU) e à vocação portuária de Santos.
Continua depois da publicidade
As ações iniciais, já realizadas em outubro, envolveram 378 alunos em oficinas sobre conservação ambiental, reabilitação de fauna e responsabilidade socioambiental.
A UME Colégio Santista fica localizada na Rua Sete de Setembro, nº 34, no Vila Nova.