O projeto prevê também a dragagem de manutenção desse novo gabarito durante dois anos / Divulgação
Continua depois da publicidade
A Autoridade Portuária de Santos (APS) iniciou um novo processo de licitação com objetivo de ampliar a profundidade do canal de navegação do Porto de Santos para 16 metros. A medida atende à crescente demanda do setor portuário e visa aumentar a capacidade de recepção de navios de maior porte.
O projeto prevê também a dragagem de manutenção desse novo gabarito durante dois anos. O edital foi publicado no Diário Oficial da União no último dia 23, e a abertura das propostas está marcada para o próximo dia 26 de setembro.
Continua depois da publicidade
Segundo o edital, podem participar empresas ou consórcios especializados, que deverão executar todas as etapas: desde o licenciamento ambiental até os projetos básico e executivo, além da própria dragagem.
A última obra de aprofundamento do canal aconteceu há 13 anos, quando a profundidade foi ampliada para 15 metros. Desde então, as embarcações que operam no mercado evoluíram, exigindo um calado maior. O novo aprofundamento busca oferecer infraestrutura mais adequada às exigências atuais do setor de navegação.
Continua depois da publicidade
A APS já estuda, futuramente, uma concessão para atingir a marca de 17 metros de profundidade, com manutenção do canal por pelo menos 25 anos. O edital completo, com todos os documentos e termos de referência, está disponível no site do Porto de Santos.