Porto de Santos pode perder participação com aumento da concorrência entre portos / Reprodução/Pexels
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O Porto de Santos poderá enfrentar um aumento da concorrência com outros portos do Sudeste nos próximos anos. A mudança está associada a um plano do Ministério dos Transportes que pretende incluir as obras do Ferroanel de São Paulo na proposta de concessão da Malha Oeste Ferroviária.
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A medida criará um corredor logístico alternativo para escoar cargas do Centro-Oeste, desviando parte do fluxo que hoje passa pelo Porto de Santos. Além disso, a iniciativa deve facilitar outro processo de concessão em andamento, o da EF-118, que ligará o Rio de Janeiro ao Espírito Santo.
De acordo com o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, a intenção é aumentar a competição entre os portos e tornar o transporte ferroviário mais eficiente. A informação foi divulgada pela Agência iNFRA.
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Idealizado na década de 1970, o projeto do Ferroanel chegou a ser considerado em 2021, durante a renovação da concessão da Malha Sudeste da MRS. Na ocasião, no entanto, as obras ultrapassaram o orçamento previsto e não havia um modelo de execução viável.
A proposta retornou à pauta devido ao volume de cargas previsto para a nova concessão da Malha Oeste, cuja licitação está marcada para 2026. A expectativa é que o tráfego ferroviário rumo a São Paulo aumente significativamente, e a inclusão do Ferroanel na concessão é considerada essencial para a viabilidade operacional e econômica do projeto, além de ampliar as opções de escoamento portuário.
Caso seja implementado, o Ferroanel deve retirar trens de carga da região urbana de São Paulo, agilizando o transporte e afetando diretamente o porto de Santos. Parte dos trilhos seguirá o traçado do Rodoanel Norte, cujo governo já reservou espaço para a futura ferrovia.
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