O Porto de Santos movimentou 105,7 milhões de toneladas / Divulgação/APS
Continua depois da publicidade
A Autoridade Portuária de Santos (APS) finalizou em setembro os trabalhos de dragagem no Porto de Santos, no litoral sul paulista, mantendo a profundidade do canal de navegação em 15 metros, entre a região da Alemoa e a Barra, na Ponta da Praia. A operação também incluiu a limpeza dos berços de atracação e durou dois meses.
O serviço, realizado pela empresa Van Oord, faz parte do projeto de aprofundamento do canal de Santos, que não era realizado há 13 anos. A APS explicou que o acúmulo de sedimentos dificultava a passagem de navios maiores e, consequentemente, impedia a expansão do Porto.
Continua depois da publicidade
"Estamos abrindo caminho seguro para chegarmos aos 16 e, na sequência, aos 17 metros de profundidade, o que trará a tranquilidade definitiva para recebermos, a qualquer hora do dia ou da noite, os maiores navios do mundo", afirmou Anderson Pomini, presidente da APS.
Confira outras novidades do Porto de Santos, incluindo um novo terminal "padrão Miami".
Continua depois da publicidade
O acordo entre as partes tem valor de R$ 290,6 milhões e vigência até dezembro de 2025. Todo o material dragado será destinado no Polígono de Disposição Oceânica (PDO), localizado a cerca de 12 km da entrada do porto.
Caso o serviço não fosse realizado, o acúmulo de sedimentos poderia comprometer o serviço de manutenção essencial para o funcionamento do porto. O aprofundamento será realizado ao longo dos 24,6 quilômetros de extensão do canal, com investimentos futuros previstos em novas concessões.
Recentemente, o Porto de Santos recebeu uma comitiva do Congresso Nacional para visita técnica, sendo apontado como modelo para atualização da nova lei dos portos.
Continua depois da publicidade