X

Santos

Ponto dos carretos: tradição segue no Canal 6

O negócio, que passa de pai para filho, começou quando a atual Praça Dr Maurício Fang ainda era um terreno

Vanessa Pimentel

Publicado em 02/12/2019 às 08:52

Atualizado em 02/12/2019 às 08:52

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Cada caminhão conta com um motorista, geralmente o proprietário do veículo, e dois ou mais ajudantes / NAIR BUENO/DIÁRIO DO LITORAL

Há cerca de 60 anos no mesmo local, o 'Ponto dos Carretos' já virou tradição do Canal 6, em Santos. O negócio, que passa de pai para filho, começou quando a atual Praça Dr Maurício Fang ainda era um terreno loteado com pequenas casas, ruas de terra e mato.

Mesmo com as transformações que a cidade passou, o ponto dos carretos se manteve, ao contrário de outros que existiam no passado, mas não resistiram à oferta de grandes empresas do ramo.

Osvaldo Delgado, o Vado, tem 56 anos e trabalha com mudança desde que era criança. Ele conta que antigamente tinha outros pontos que ofereciam o mesmo serviço, tanto que o do canal 6 era o número 29. Com o encerramento das atividades, a praça se tornou o nº 1.

"Ainda tem um ponto de carreto no canal 5 e um no canal 2, mas são pontos com menos veículos que este", diz ele.

O ponto do Canal 6 tem 12 caminhões, de diversos tamanhos, desde os menores e abertos até caminhões baú. Eles ficam lá todos os dias, à disposição de quem precisar dos serviços.

"Tem gente que chega pra fechar o transporte de uma geladeira ou um móvel. Outros, uma mudança de casa de dois quartos. O cliente escolhe o caminhão e acerta o valor. Já fiz mudança até para outro Estado", explica Vado.

Foi através da profissão que ele conheceu Porto Alegre, Curitiba, Minas Gerais e Amapá. Quando era criança, trabalhava como ajudante no caminhão dos primos. Com o tempo, comprou seu próprio veículo e desde então assumiu o compromisso de transportar com segurança e cuidado os bens de quem lhe confia a tarefa de realizar a mudança de endereço.

AJUDANTES.

Cada caminhão conta com um motorista, geralmente o proprietário, e dois ou mais ajudantes, de acordo com o tamanho da mudança.

Os valores variam dependendo da quantidade de itens, local e montagem ou não de móveis.

Para evitar dor de cabeça, os auxiliares são pessoas da família, ou indicação.

"Muita gente vem pedir emprego, mas infelizmente não podemos confiar em todo mundo, então contamos com familiares ou quem já trabalhou aqui antes", explica Vado.

Os carretos também oferecem as caixas para a cliente guardar a mudança e o pagamento pode ser parcelado no cartão de crédito.

Por ser um negócio tradicional, o motorista mais novo na área está lá há cinco anos. Todos os outros somam mais de dez.

Os caminhões são autorizados a estacionar no local demarcado por placa de sinalização, com alvará da prefeitura e vistoria feita pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Cotidiano

Fila de espera na balsa chega a 30 minutos na travessia Guarujá e Santos

Ambos os sentidos tem esse tempo estimado

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter