X

Santos

Policlínicas terão ações para hipertensos e vacinação neste sábado (18)

Os munícipes serão acolhidos pelas equipes de enfermagem e poderão fazer a aferição da pressão arterial.

Da Reportagem

Publicado em 17/05/2019 às 22:27

Atualizado em 17/05/2019 às 22:28

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A policlínica do Bom Retiro estará em funcionamento neste sábado; Atividades integram o programa Mais Atenção Básica / DIVULGAÇÃO/PMS

As quatro policlínicas de Santos que estarão abertas neste sábado (18), das 9h às 16h, vão atender pacientes hipertensos já acompanhados pelo programa Hiperdia, parceria com o governo federal, e também farão avaliação da pressão arterial para quaisquer munícipes interessados. A atividade integra o programa Mais Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde, alusiva ao Dia Mundial da Hipertensão (17 de maio).

As unidades de saúde que abrem todos os sábados a partir deste mês são as policlínicas do Bom Retiro (Rua João Fraccaroli s/n°), destinada ao atendimento dos moradores da Zona Noroeste; da Vila Mathias (Rua Xavier Pinheiro, 284), para a região Central/Continental; da Aparecida (Av. Pedro Lessa, 1.728), para os munícipes da Orla; da Nova Cintra (Rua José Ozéas Barbosa s/n°), para a região dos Morros.

Os munícipes serão acolhidos pelas equipes de enfermagem e poderão fazer a aferição da pressão arterial. Se apresentar acima de 13 x 8, o paciente passará por avaliação médica ou será encaminhado para acompanhamento na policlínica de referência do seu bairro, de acordo com o quadro apresentado.

Caso o diagnóstico se confirme, será incluído no Hiperdia.

O programa para hipertensos e diabéticos oferece consultas médicas periódicas, com prescrição e distribuição de anti-hipertensivos, orientação para mudança do estilo de vida (dieta, exercício, controle do peso e etc.) e encaminhamento para grupos de atividade física e programas como o de Controle do Tabagismo e o Movimente-se.

CONSULTAS

Além das atividades para hipertensos, as quatro policlínicas também realizarão consultas de enfermagem, odontológicas e médicas para pacientes agendados e também em demanda espontânea em casos de baixa complexidade como mal-estar, febre, diarreia e dores no corpo, necessidade de curativos ou de inalação, entre outros.

Os munícipes também podem aproveitar a abertura aos sábados para a vacinação contra a gripe, destinada para maiores de seis meses de idade, ou atualização de outras doses previstas no Calendário Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

As recepções e os dispensários das unidades também atenderão o público para agendamentos de consultas e exames básicos, orientações e retirada de medicamentos para aqueles com receita médica.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Criminoso joga jovem no chão em tentativa de roubo em Guarujá; ASSISTA

Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento.

Polícia

Ossada humana é encontrada durante buscas por PM em Guarujá

Luca Romano Angerami, de 21 anos, está desaparecido desde o dia 14

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter