X
Santos

Polícia Federal realiza exercícios para atestar segurança no Porto de Santos

Portos de Paranaguá/PR e Itajaí/SC também foram alvo de ação da PF durante esta terça-feira

Ao menos três portos foram abordados por agentes da Polícia Federal / Divulgação / Polícia Federal

A Polícia Federal realizou nesta terça-feira (25) exercícios simulados para atestar a eficácia do Plano de Segurança Portuária nos portos de Santos/SP, Paranaguá/PR e Itajaí/SC.

Durante os exercícios, policiais federais simularam o acesso aos portos sem os devidos elementos de identificação para verificarem o cumprimento dos protocolos de segurança por parte dos funcionários do terminal. 

Foi verificada ainda, a atuação da segurança portuária em casos de ingresso não autorizado de embarcações nos terminais e introdução de drogas em contêineres. Também foram realizados, exercícios de retomada da instalação portuária, com o objetivo de os policiais exercitarem as técnicas para este tipo de intervenção. 

A Polícia Federal, que exerce a presidência da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos) no âmbito federal e as CESPORTOS (âmbito estadual) têm orientado seus esforços para a construção de protocolos de segurança adequados aos complexos portuários nacionais e para o cumprimento do Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias (Código ISPS). 

O Código, internalizado no ordenamento jurídico nacional pelo Decreto nº 9.988, de 26 agosto de 2019, exige cooperação e entendimento contínuos e efetivos entre os entes públicos e privados atuantes no universo marítimo e portuário, de modo a detectar ameaças à proteção e tomar medidas preventivas contra incidentes de proteção que afetem navios ou instalações portuárias utilizadas no comércio internacional, por meio da aquisição de conhecimentos e habilidades.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Dois PMs morrem com suspeita de febre maculosa durante curso

Vítimas eram instrutores da COPC, que teve uma fase de curso em área de mata. Casos seguem em análise pela Fiocruz

Se já estava ruim, vai piorar! Petrobras anuncia novo aumento nas refinarias

Reajuste passa a valer nesta terça-feira (26) para gasolina e diesel

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software