Anderson Pomini assina termo ao lado do prefeito de Santos, Rogério Santos, e dirigente da FIPS / Nair Bueno/DL
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A Autoridade Portuária de Santos (APS) e a empresa Marimex Despachos, Transportes e Serviços Ltda assinaram ontem de manhã um termo de liberação de área para a construção da esperada pera ferroviária no Porto de Santos, estrutura considerada necessária para ampliar a capacidade logística do maior porto da América Latina e importante para o escoamento de commodities agrícolas do Brasil.
A pera ferroviária será construída pela Ferrovia Interna do Porto de Santos (FIPS), uma sociedade de propósito específico que reúne a Rumo, a MRS Logística e a VLI. O prazo para a conclusão de toda a operação - mudança da Marimex e conclusão da pera - é de 36 meses.
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O compromisso assinado prevê a transferência da Marimex para uma área de 102 mil metros quadrados. O espaço de igual tamanho a ser desocupado pela Marimex permitirá a implantação da pera ferroviária, que aumentará em 20 milhões de toneladas/ano o escoamento de granéis vegetais, atendendo 13 terminais da margem direita do Porto de Santos.
JUDICIAL.
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A iniciativa põe fim a uma questão judicial de 10 anos que havia chegado ao Tribunal de Contas da União (TCU) e ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). O termo foi assinado pelo diretor-presidente da APS, Anderson Pomini, e sócio-administrador da Marimex, Antônio Carlos Fonseca Cristiano. O prefeito de Santos, Rogério Santos (PSDB) e dirigentes da FIPS participaram do acordo.
"Chegamos a um bom termo. A Marimex cederá uma parte de sua área, tendo em vista a urgência na implantação da pera. Os estudos começam já este ano num cronograma estabelecido entre a Autoridade Portuária, a Marimex e a FIPS", afirmou Pomini, que espera minimizar o problema de logística do Porto de Santos.
Antônio Carlos Cristiano revelou que, dentro de 90 dias, apresentará um projeto para a APS e que serão 30 meses de obras. O prefeito Rogério Santos acredita que o termo foi um avanço para o Porto e para a cidade de Santos.
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"Nesse projeto também está prevista a transferência do terminal de passageiros para o Valongo. Esse termo vai melhorar a logística portuária e fomentar a economia. Nunca tivemos uma relação tão boa entre a cidade e o Ministério dos Portos".
PÁTIO.
A pera ferroviária é um pátio em formato circular que possibilita o transbordo da carga sem a necessidade de desmembramento do trem. A falta de entendimento vinha prejudicando a solução que evitaria um gargalo no setor portuário, principalmente porque a capacidade de transporte ferroviário de cargas serra acima ultrapassará, a médio prazo, as 90 milhões de toneladas. A movimentação de grãos do agronegócio brasileiro está chegando perto de 85 milhões de toneladas/ano.
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Logo quer assumiu, o presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, abriu diálogo com a Marimex, realizando seguidas reuniões que chegaram ao consenso que será agora divulgado. "A atual diretoria, seguindo orientação do ministro Márcio França, busca soluções para o Porto de Santos crescer ainda mais, gerando riqueza e empregos para a região e o País", finalizou Pomini.