X

SANTOS

Parque Valongo terá passarela para integrar atrações do Centro Histórico ao Porto de Santos

O anúncio da conexão foi anunciado nesta quinta-feira (6), em evento na Autoridade Portuária de Santos

Da Reportagem

Publicado em 07/07/2023 às 20:02

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Valongo / Divulgaçao/ PMS

Até julho do próximo ano, o Parque Valongo deve ganhar uma passarela aérea que ligará a Rua XV de Novembro, no Centro Histórico, ao antigo armazém 4, onde haverá espaço para atividades culturais, gastronômicas e eventos, sob gestão da Prefeitura. O anúncio da conexão foi anunciado nesta quinta-feira (6), em evento na Autoridade Portuária de Santos (APS).

“Estamos investindo no Centro e revitalizando a Rua XV, que vai fazer a integração com o parque. É um convite ao turista para um passeio. E é mais um compromisso que a gente tem com a Autoridade Portuária de revitalizar os armazéns, trabalhando em conjunto”, afirmou o prefeito Rogério Santos. A conexão sairá da Rua XV de Novembro, próximo à Rua Riachuelo, e terminará no antigo armazém 4, passando por cima da Rua Tuiuti e da Perimetral, para se dirigir ao trecho do Parque Valongo.

A obra é uma contrapartida da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips), que faz a gestão da malha ferroviária, e ficará a cargo da Rumo Logística, um dos operadores de ferrovias na área portuária, e deve ser entregue até julho do próximo ano. Dentro do planejamento destas contrapartidas, nas próximas semanas deve começar uma obra na passarela ao lado da Alfândega, que ganhará uma rampa para ciclistas.

PARQUE VALONGO

Compondo o projeto, além do espaço para eventos e gastronomia, há ainda uma área entre os antigos armazéns 5 e 6, que não existem mais, que se tornará um espaço aberto, propício para a observação da movimentação dos navios, com área verde, novos mobiliários, playground e atividades diversas nesta região.

Em maio, a APS fez a cessão desta área para a Prefeitura de Santos para a instalação do Parque Valongo, que será entregue em julho de 2024. A revitalização foi possível por meio do Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras e/ou Compensatórias (Trimmc) firmado com a empresa portuária COFCO International Brasil.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Mau presságio? Branqueamento de corais pode ser sinal da morte dos oceanos; entenda

Estruturas são a base do Oceano

Nacional

Não perca as contas: você sabe quantas vezes o cantor Fábio Jr. se casou?

A lista é bem extensa e pode confundir os fãs

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter