X

Santos

Para melhorar dados de transparência, Santos e Guarujá assinam cooperação técnica

O Dados Abertos é um sistema desenvolvido pela Ouvidoria, Transparência e Controle (OTC) para simplificar informações técnicas sobre os serviços públicos

Da Reportagem

Publicado em 27/02/2024 às 23:29

Atualizado em 28/02/2024 às 09:41

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Para expandir a fórmula efetiva, a Prefeitura de Santos, através da Ouvidoria e da Secretaria de Governo (Segov), resolveu compartilhar o operacional do Dados Abertos / Marcelo Martins/PMS

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

Nesta segunda-feira, 26, as prefeituras de Santos e Guarujá celebraram um termo de cooperação técnica que autoriza o compartilhamento do serviço de Dados Abertos, do Portal da Transparência de Santos. O intuito é promover um planejamento integrado de ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável da Baixada Santista.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O Dados Abertos é um sistema desenvolvido pela Ouvidoria, Transparência e Controle (OTC) para simplificar informações técnicas sobre os serviços públicos. Na plataforma, são disponibilizadas informações sobre saúde, educação, meio ambiente, transporte, segurança, entre outras. Esses números permitem, por exemplo, o acompanhamento dos indicadores da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), e servem de instrumento para políticas públicas.

Para expandir a fórmula efetiva, a Prefeitura de Santos, através da Ouvidoria e da Secretaria de Governo (Segov), resolveu compartilhar o operacional do Dados Abertos. “Sabemos das dificuldades que existem em permitir o acesso às informações, porque são dados técnicos. Quanto mais cidades estiverem envolvidas nessa rede de transparência, vamos garantir políticas públicas para o cidadão de maneira mais efetiva, porque teremos um diagnóstico preciso de cada problema”, explicou o ouvidor municipal, Rivaldo Santos.

Representando a Prefeitura de Guarujá, a secretária de Planejamento, Polliana Iamonti, enfatizou que a cooperação amplificará o acompanhamento de dados realizado pelo Município. “Acredito que, quando trabalhamos em conjunto, chegamos mais longe. É um momento muito importante para Guarujá, que vai beneficiar o monitoramento das ações, em atenção às mudanças climáticas e à Agenda 2030. Agradeço a parceria e estamos abertos para outras”.

O acordo será válido pelos próximos 15 meses, contados a partir da data de assinatura e, se houver interesse mútuo na continuidade, poderá ser prorrogado por sucessivos períodos até o limite de 50 meses.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Praia Grande tem novos pontos com radares e lombadas eletrônicas; veja onde

A velocidade máxima permitida nas lombadas eletrônicas será de 40km/h e nos radares de 60km/h

ESPORTE REGIONAL

Portuários Stadium reúne crianças e adolescentes com o ThaiKids em Santos

Evento acontece no próximo dia 27

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter