Nesse período, os embarques e desembarques ocorrerão diretamente no estuário / Nair Bueno/DL
Continua depois da publicidade
A partir desta terça-feira (12), o Canal do Mercado, em Santos, passa por obras de recuperação e reforço estrutural que vão modificar temporariamente o serviço de catraias.
A intervenção, que também inclui a remodelação da escada de acesso ao cais, será realizada durante a noite, de segunda a sexta-feira, das 20h às 5h30, com prazo estimado de dez meses para conclusão.
Continua depois da publicidade
Nesse período, os embarques e desembarques ocorrerão diretamente no estuário, na altura do armazém 15, como já acontece em dias de maré alta. A medida foi definida para preservar a segurança dos trabalhadores, passageiros e da própria estrutura portuária.
A obra, orçada em R$ 5,65 milhões e executada pela empresa Jatobeton Engenharia Ltda., tem como foco garantir a integridade das operações e modernizar o acesso. O serviço prevê recuperação de lajes e vigas dos pontilhões, reforço estrutural, proteção contra corrosão e melhorias na escada de acesso ao cais.
Continua depois da publicidade
O planejamento dos horários busca minimizar os impactos no transporte, evitando os períodos de maior movimento de passageiros.
Durante as obras, quem precisa se deslocar entre a região do Mercado Municipal e o estuário pode utilizar a faixa de pedestres com semáforo na Avenida Engenheiro Sérgio da Costa Matte, na perimetral do Porto.
Outra opção é a barca que liga o distrito de Vicente de Carvalho, no Guarujá, à Praça da República, no Centro de Santos, que continua operando normalmente.
Continua depois da publicidade