Haverá ainda a conservação geral dos taludes, que ganharão novo guarda-corpo no entorno da bacia / PMS/Divulgação
Continua depois da publicidade
As obras para requalificação da Bacia do Mercado, na Praça Iguatemi Martins, Vila Nova, estão previstas para começarem neste semestre. Os trabalhos fazem parte de mais uma etapa do projeto da Prefeitura de Santos para revitalizar o espaço e reforçar seu potencial econômico, turístico e de mobilidade no Centro Histórico.
A informação foi publicada no Diário Oficial na última terça-feira (13), com a empreiteira Lemam Construções e Comércio S.A. como vencedora da licitação.
Continua depois da publicidade
Segundo o projeto da Secretaria do Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Semam), a Bacia do Mercado terá diversas melhorias.
Entre elas estão o sistema de drenagem, passeios no padrão Calçadas para Todos, renovação asfáltica, novos quiosques e mobiliário urbano, paisagismo renovado, iluminação reforçada e o embutimento de toda a rede de energia, força, luz e telecomunicações.
Continua depois da publicidade
Já o terminal de passageiros das catraias ganhará uma nova cobertura em cinco arcos de concreto e vidro, espaço administrativo e de apoio, sanitários para os usuários e um deck flutuante acessível para embarque e desembarque dos passageiros.
Haverá ainda a conservação geral dos taludes, que ganharão novo guarda-corpo no entorno da bacia. A obra contempla também a abertura viária da Praça Iguatemi Martins, na direção da Rua Sete de Setembro, com acesso à Perimetral, sentido Ponta da Praia, e a construção de um deck de contemplação.
As obras terão um investimento de R$ 10.754.221,37, dos quais R$ 6 milhões serão destinados pelo Fundo de Desenvolvimento Urbano (Fundurb), criado em dezembro de 2013 por lei municipal.
Continua depois da publicidade
O fundo tem como propósito captar recursos para projetos de desenvolvimento e renovação urbana, como mobilidade urbana, implantação de infraestrutura básica para os projetos habitacionais e equipamentos comunitários.
Santos acaba de conquistar mais um reconhecimento no cenário audiovisual. A cidade foi escolhida como uma das dez primeiras parceiras da São Paulo State Film Commission, projeto lançado pelo Governo do Estado.
O objetivo será de mapear e divulgar locações em municípios paulistas para produções cinematográficas, publicitárias e televisivas.
Continua depois da publicidade
A iniciativa foi apresentada nesta semana no Festival de Cinema de Cannes, na França, onde as belezas e estruturas da cidade litorânea foram exibidas como potenciais cenários para futuras produções.