X

Santos

Obras da nova UME Irmã Maria Dolores são iniciadas em Santos

Com gerenciamento da Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi), a obra civil deve ser concluída em setembro

Da Reportagem

Publicado em 26/02/2024 às 22:26

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Na construção da nova escola são investidos R$ 8.066.910,42, recursos do Município, por meio da Secretaria de Educação (Seduc) / Divulgação

As obras da nova UME Irmã Maria Dolores, no bairro Vila Nova, em Santos, já começaram a ser realizadas na Rua Bittencourt, 316. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Será um amplo espaço de 1.800m², moderno, totalmente equipado, acessível e climatizado. Com gerenciamento da Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi), a obra civil deve ser concluída em setembro. Na construção da nova escola são investidos R$ 8.066.910,42, recursos do Município, por meio da Secretaria de Educação (Seduc). 

"A educação de qualidade representa mais que conhecimento: é dignidade, cidadania e oportunidade de desenvolvimento humano. A Nova UME Irmã Dolores oferecerá instalações modernas e confortáveis aos alunos e profissionais da educação que ali atuam, pois esta não é só uma obra, mas um importante investimento no futuro dos jovens, crianças e famílias que utilizam a unidade", ressalta o prefeito Rogério Santos.

LAJES E VIGAS

“A estrutura provisória de sustentação feita por torres metálicas que viabilizam a montagem das formas, colocação da armadura e concretagem das lajes e vigas, tem o nome de cimbramento. Funciona como um escoramento até que o concreto cure, ou seja, ganhe resistência em 28 dias”, informa Eduardo Aguiar Mendes, engenheiro da Siedi.

Antes disso, foi feita a fundação do tipo radier, laje de concreto armado que distribui o peso da edificação uniformemente por todo o terreno; a concretagem do reservatório de água, caixa de retenção e do poço do elevador, estruturas que exigiram um concreto especial para impedir a infiltração de água do solo. E começou a execução das infraestruturas de elétrica e de hidráulica, tudo pela Ponto Forte, empresa vencedora da licitação.

ESPAÇOS DIVERSIFICADOS

A nova UME Irmã Maria Dolores vai contar com nove salas de aula para berçário e maternal, com banho e troca integrados, mais sala de amamentação e lactário. A unidade escolar oferecerá refeitório, cozinha e copa; playground, pátio coberto, solário, brinquedoteca e ateliê.

O projeto, de autoria da Prodesan, prevê acessibilidade por meio de elevador e sanitários femininos e masculinos para pessoas com deficiência, entre outros itens; a escola contará ainda com salas para direção e orientação, além de outros espaços administrativos.

MAIS VAGAS

A nova escola do bairro Vila Nova poderá atender 174 alunos, mais que o dobro das 83 vagas do imóvel que ocupa atualmente. Abrigará os alunos da escola municipal, do Berçário I ao Maternal I (até 3 anos de idade), com área ampla, espaços para atendimento e lazer e acessibilidade, oferecendo condições adequadas de trabalho a todos os funcionários.

NENHUMA INTERFERÊNCIA

A construção da nova unidade de ensino não causa transtornos nas atividades escolares dos alunos da UME Irmã Maria Dolores, porque a escola está sendo erguida em outro endereço. Enquanto a obra avança, os alunos continuam tendo aulas na UME Colégio Santista.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

Quarta etapa do circuito de rua acontece neste domingo; veja percurso

Modelo do 'Circuito Cubatense 7 Km de Corrida de Rua' é único na Região, composto por 10 etapas que seguem até o fim do ano

Itanhaém

Tradicional Festa de Santo Antônio é atração em Itanhaém; veja programação e cardápio

Tradicional festa junina, que vai até dia 30 deste mês, conta com shows, comidas e bebidas típicas, no Belas Artes

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter