Santos

Obra do Novo Mercado Municipal de Santos começará pela fachada e cobertura

Os trabalhos consistem na recuperação das esquadrias metálicas com instalação de venezianas e novo revestimento das marquises, após passar por impermeabilização

Da Reportagem

Publicado em 07/04/2022 às 19:09

Comentar:

Compartilhe:

Restauro do revestimento das fachadas e da cobertura. Este será o foco da primeira fase de obras do Novo Mercado Municipal de Santos, na Praça Iguatemi Martins s/nº, Vila Nova. A Prefeitura pretende que os trabalhos sejam iniciados neste semestre. A licitação para definir a empresa que fará os serviços foi aberta na segunda-feira (4).

Os trabalhos consistem na recuperação das esquadrias metálicas com instalação de venezianas e novo revestimento das marquises, após passar por impermeabilização. A fachada ganhará iluminação especial e será instalado um atual Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Segundo informação da Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi), a cobertura contará com moderno sistema de impermeabilização, substituição da estrutura de sustentação e instalação de novas telhas metálicas e forro, incluindo ainda a troca das instalações de águas pluviais.

A primeira fase de obras tem prazo de 15 meses para ficar pronta e está orçada em R$ 5.458.673,07, recursos oriundos do Fundo de Desenvolvimento Urbano no Município de Santos (Fundurb), fruto de um Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras e/ou Compensatórias (Trimmc) com a empresa Compass.

PARCERIA

A Prefeitura recebeu do Grupo Comunitas, parceiro neste processo, o projeto executivo das obras, incluindo a parte estrutural, elétrica e hidráulica, e contou com a participação técnica do escritório de projetos da MW Arquitetura. O documento foi analisado pela Siedi, que preparou a documentação técnica da licitação para a primeira fase de reforma. 

A segunda fase de obras contempla a parte interna do Mercado e está prevista para o segundo semestre. Já a terceira fase contemplará a modernização da Bacia do Mercado.

O espaço contará com uma cervejaria, restaurantes e 18 boxes, com peixaria, hortifrúti, açougue, temperos, bebidas, laticínios e padaria na parte térrea. Já o mezanino será ocupado por um café, uma varanda e 18 boxes, com exposições, salão de beleza, venda de joias e artesanato, estúdios de tatuagem e piercing, além de espaços para coworking, atelier, antiquário e suvenires.

Anexo abrigará escola e estúdio públicos de cinema

O Centro Temático de Cinema de Santos deve começar a ser construído neste semestre no prédio anexo ao Mercado Municipal, integrando-se à proposta de remodelação e revitalização do espaço. O projeto prevê a conservação da edificação do anexo do Mercado, com implantação de um equipamento de quase 1 mil m², composto por térreo, 1º e 2º pavimentos.

O espaço contará com estúdios públicos para atender a demandas da própria escola e de produções regionais, nacionais e até internacionais; escola com formação continuada e oficinas de história do cinema, direção de atores, direção de arte, roteiro, entre outros temas que possam atender tanto profissionais do audiovisual como qualquer pessoa que se interesse pela área.

Projeto do Novo Mercado envolve reformulação do entorno

Inaugurado em 1902 e com arquitetura atual de 1947, o Novo Mercado Municipal vai reunir um mix de negócios focados no comércio tradicional e na economia criativa. O objetivo é atrair investimentos e maior interesse comercial e turístico para a região central da Cidade.

Contará também com a reformulação de toda a região do entorno, com a implementação da Estação Mercado do VLT, a nova Estação Catraias, para facilitar o desembarque da população que acessa o local pela interligação fluvial, e intervenções urbanas que incluem novo calçadão para pedestres, ciclovia e novo bolsão para estacionamento de veículos motorizados.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Conflito na Europa acabará com parcela da humanidade em 2025, diz Baba Vanga

Vidente, que morreu em 1996, é conhecida por muitas previsões assertivas

Esportes

Clube do Litoral de SP marca votação para virar SAF

Time convocou todos os seus conselheiros para decidir seu futuro

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter