Santos

Obra de contenção em morro de Santos chega à metade dos serviços

Atualmente é feita a concretagem da escada hidráulica na encosta e da canaleta, que margeia a pista em toda a descida do morro

Da Reportagem

Publicado em 27/12/2023 às 20:18

Compartilhe:

Obra, na encosta da Alameda Prefeito José Gomes, da pista para baixo, tem 50% dos serviços prontos / Divulgação/PMS

Avançam os serviços de contenção de encosta no Morro Cachoeira, em Santos. A obra, na encosta da Alameda Prefeito José Gomes, da pista para baixo, tem 50% dos serviços prontos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Atualmente é feita a concretagem da escada hidráulica na encosta e da canaleta, que margeia a pista em toda a descida do morro. A intervenção, complementar à primeira obra, na parte superior da encosta, visa garantir a segurança no morro santista, beneficiando tanto os moradores como quem transita pelo local. É gerenciada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Edificações (Siedi) e tem o apoio da CET-Santos para a sinalização do trânsito.

A Alameda Prefeito José Gomes passa pelo Morro Cachoeira e termina no bairro Caneleira, na Zona Noroeste de Santos. Parte integrante do sistema de interligação entre a Zona Leste e Zona Noroeste da Cidade pelos morros, é continuação da Rua Torquato Dias e uma das principais vias do Morro da Nova Cintra.

SOLO GRAMPEADO

Na obra, é utilizada a técnica de solo grampeado, com reforço de contenção em quatro pontos específicos, distribuídos no talude ao longo da Alameda. Serão quatro muros de contenção, construídos em pontos específicos da encosta, distribuídos no talude para baixo, margeando a Alameda.

Segundo informação do fiscal da obra, engenheiro Eduardo Aguiar Mendes, duas das quatro contenções já estão prontas. Já o novo sistema de drenagem conta com escadas hidráulicas e uma canaleta margeando toda a extensão da via. O objetivo é que as águas das chuvas sejam conduzidas pelo sistema até atingir o pé do morro, onde serão integradas à rede pluvial.

PRIMEIRA OBRA

Na primeira obra para contenção da encosta do Morro Cachoeira, da avenida para cima, também foi empregada a técnica de engenharia do solo grampeado, com perfuração e instalação de grampos (barras de aço) e colocação de drenos. Em parte da encosta foi aplicado o concreto projetado e no restante, uma geomanta flexível com grama, específica para taludes, que facilita o crescimento da vegetação.

Com o objetivo de resolver problemas de drenagem no primeiro trecho de encosta da Alameda Prefeito José Gomes, foi projetada uma escada hidráulica. O dispositivo conduz e diminui a velocidade de descida das águas em dias de chuva, impedindo a erosão do solo e, consequentemente, o risco de deslizamento.

A obra incluiu ainda valetas e canaletas, além dos drenos horizontais profundos que retiraram o excesso de água no interior do morro, aliviando a pressão sobre a encosta.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Festa da Tainha termina neste final de semana no Litoral de SP

A entrada é gratuita e os visitantes pagam apenas pelo que consumirem

Cotidiano

Estrada do Litoral de SP tem bloqueios a partir deste final de semana; veja horários

Motorista precisa ficar esperto em todos os sentidos da via

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter