Santos

O lado sombrio do Dia das Bruxas: por que gatos pretos estão em perigo

Enquanto saía da faculdade, a veterinária se deparou com dois rituais envolvendo felinos pretos no Morro da Nova Cintra

Isabella Fernandes

Publicado em 28/10/2025 às 09:50

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Os gatos pretos são, há séculos, alvos de mitos e superstições que os associam ao azar. / Nair Bueno/DL

Continua depois da publicidade

Os gatos pretos são, há séculos, alvos de mitos e superstições que os associam ao azar. Neste período que antecede o Dia das Bruxas, cresce a preocupação de protetores e ONGs, já que os felinos de pelagem escura se tornam mais vulneráveis a agressões, maus-tratos e até rituais. Por esse motivo, a ONG Patinhas que Brilham suspendeu as adoções desses animais em datas próximas ao Halloween.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Casos de maus-tratos chocam profissionais

Infelizmente, casos de violência contra gatos pretos ainda acontecem e já foram testemunhados por profissionais da área. Antes da pandemia, enquanto saía da faculdade, a veterinária Ana Vieira Gallotti se deparou com dois rituais envolvendo felinos pretos no Morro da Nova Cintra, em Santos.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• O idioma secreto dos gatos: especialistas explicam como interpretar seus sinais

• Nova lei tem regras rígidas para a proteção de cães e gatos no estado de São Paulo

• Por temor de maus-tratos e rituais, ONGs suspendem adoções de gatos

Nair Bueno/DL
Nair Bueno/DL
Nair Bueno/DL
Nair Bueno/DL
Nair Bueno/DL
Nair Bueno/DL
Nair Bueno/DL
Nair Bueno/DL

Ela conta que encontrou as cenas em dias diferentes, mas em locais próximos. Nos dois casos, os rituais seguiam o mesmo padrão: “os animais estavam abertos, e ao redor haviam flores amarelas e azuis, comidas e garrafas de bebida alcoólica”.

A veterinária destacou ainda que os gatos eram jovens, com cerca de dez meses ou menos, o que reforça relatos de que alguns grupos utilizam animais não castrados, pois “o animal, supostamente, tem que estar ‘inteiro’ para o ritual”.

Continua depois da publicidade

“Eu acredito muito que gatos pretos afastam energias ruins, mas infelizmente ainda tem muita gente maldosa”, afirma Ana.

A luta das ONGs contra o preconceito

A equipe do Diário do Litoral também conversou com representantes da ONG Patinhas que Brilham, que explicaram as dificuldades enfrentadas por gatos pretos em datas místicas e o preconceito que ainda cerca esses animais.

Por temor de maus-tratos e rituais, ONGs suspendem adoções de gatos

Continua depois da publicidade

Vanessa Roversi, voluntária desde 2017 e responsável pelas adoções, afirma que os gatos pretos são os que mais demoram a encontrar um lar: “É pelas superstições. Então, as pessoas não buscam a adoção do gato preto por conta disso. Elas preferem muito mais os gatos brancos. Os pretos vão ficando para trás.”

Durante os anos de trabalho com a ONG, Vanessa já ouviu inúmeros comentários preconceituosos. “Infelizmente eles carregam superstição. Por mais que eles não tenham culpa, eles carregam. Já ouvi falarem assim: ‘Ai credo, eu não quero gato preto porque ele é traiçoeiro. Aí eu prefiro o gato amarelo, que gato amarelo dá sorte e gato preto dá azar’”, relembra.

Suspensão das adoções e conscientização

Para evitar que gatos pretos sejam adotados com más intenções e usados em rituais, a ONG Patinhas que Brilham veta qualquer doação desses animais no mês de outubro. A medida busca garantir a segurança dos felinos e reduzir as chances de agressões.

Continua depois da publicidade

Vanessa reforça que a cor do gato não deve ser um fator de escolha: “O amor dos gatos é incondicional. Então, você adotando um gato independentemente da cor, ele vai te dar amor, ele vai retribuir com gratidão o fato de você ter o adotado.”

TAGS :

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software