'Novos Praianos' lançam EP e documentário sobre cenário musical da Baixada Santista na pandemia

Lançamento acontece nesta segunda-feira (24) nos canais do Facebook e Youtube da banda

Comentar
Compartilhar
24 MAI 2021Por Da Reportagem11h55
As faixas estarão disponíveis em todas as plataformas digitais e os videoclipes serão divulgados no canal de Novos Praianos no YouTubeAs faixas estarão disponíveis em todas as plataformas digitais e os videoclipes serão divulgados no canal de Novos Praianos no YouTubeFoto: DIVULGAÇÃO

A banda santista Novos Praianos lança hoje (24), o EP (Extended Play) e documentário nomeado "Caramba, Onde Você Irá Dançar?" siglas iniciais que formam a palavra COVID em  que conta a história sobre como a pandemia atingiu o cenário musical na Baixada Santista, em que shows e grandes eventos foram suspensos por tempo indeterminado,mudando a rotina e afetando toda a classe de profissionais.

O documentário de 30 minutos duração reuniu músicos convidados pela banda Novos Praianos, integrados por Lucas Real (bateria e voz), Edmir (voz), Vitinho Cavalcanti (voz), Aritai Machado (cordas e voz) e Beto Azevedo (percussão), além de outras referências artísticas da região, como Paulo Faria (baixista do renomado músico Jorge Ben Jor), Cassio Peixoto (trompetista), Luizinho Ramos (tecladista do Music Box), entre outros.

Mais do que relatar os impactos e os reflexos causados pela pandemia, o encontro também marcou a gravação de um EP (clipes inseridos no documentário) com cinco músicas inéditas, abordando e fazendo refletir sobre temas sentimentais e sociais tão presentes no período em que a população teve que ficar reclusa em suas casas.

"O mercado de entretenimento e o da música foram muito abalados pela pandemia da Covid-19. Nós, artistas, fomos os primeiros a parar e seremos um dos últimos a voltar. Nestes novos tempos, tivemos que nos adaptar. Realizamos lives, tocamos covers, compomos novas músicas e também gravamos um EP, em que o resultado ficou maravilhoso", disse Edmir Mamer, vocalista do grupo.

Durante o filme, o público poderá conferir as canções do EP"Samba Balboa", o primeiro da carreira, que apresenta cinco faixas inéditas que passeiam entre mpb, samba, rock e rap, com letras inteligentes e marcantes somadas a muito swing e grooves surpreendentes para quem aprecia uma boa música brasileira, mas quer fugir dos padrões atuais.

A faixa título "Samba Balboa" retrata as dificuldades do povo brasileiro, que nunca desiste dos seus sonhos. Escrita no período da quarentena, a música"Solidão" fala sobre o despertar dos cinco sentidos humanos que afloram na nossa solidão. Na canção "Outro dia",o enredo aborda as relações conturbadas e a serenidade necessária para superar os problemas de um casal. A letra de "Correntezas" fala sobre superar as dificuldades que encontramos no dia a dia, enquanto a "Quem Sou Eu" conta a historia de um sambista no país do carnaval, que vê o evento cancelado por conta da Pandemia, mas, mesmo assim, quer cantar para a sua amada.

As faixas estarão disponíveis em todas as plataformas digitais e os videoclipes serão divulgados no canal de Novos Praianos no YouTube.