X
Santos

Novos guardas municipais de Santos conhecem noções de gestão pública e turismo

O objetivo da capacitação é garantir que os guardas sejam capazes de orientar turistas

O objetivo da capacitação é garantir que os guardas sejam capazes de orientar turistas / Nathalia Filipe

Um grupo de 75 novos guardas municipais de Santos, em treinamento para atuar na corporação, assistiu na manhã desta segunda-feira (6) a uma palestra do secretário municipal de Planejamento e Inovação, Fábio Ferraz, que falou sobre fundamentos de gestão pública. 

"A Constituição Federal está acima de todas as normas. Então as demais leis, em âmbito municipal, estadual e federal, necessariamente têm que segui-la", disse Ferraz, destacando o artigo 5º da Carta Magna, o qual estabelece que "todos são iguais perante a lei", premissa fundamental para o trabalho dos guardas.

No encontro, realizado no campus da Unimes (Encruzilhada), foram abordados também os princípios da administração pública - legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência – e novos conceitos como o accountability (responsabilização). "Servidor público tem que ser participativo, ter um nível de responsabilidade perante a sociedade, fazer sempre reciclagem e ter autoconhecimento dos seus atos".

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

PDR e CCO

O secretário explicou sobre o Participação Direta nos Resultados (PDR), programa de mérito por resultado da Prefeitura de Santos, e o funcionamento do Centro de Controle Operacional (CCO), que integra mais de 1.600 câmeras e o trabalho de órgãos públicos e forças de segurança da Cidade, incluindo a Guarda Municipal.

O equipamento, inaugurado em setembro de 2020, conta com tecnologias avançadas, entre elas as que permitem a leitura de placas de veículos e a análise de vídeo inteligente, e contribui para a melhoria do monitoramento urbano e segurança da população.

TURISMO

Nesta segunda (6) e quarta-feira (8), os novos guardas também recebem capacitação sobre turismo. A guia Maria Valentina Rezende, da Seção de Seção de Formação Técnica dos Profissionais de Turismo, vai transmitir aos novos integrantes da GCM diversos conteúdos, como o que é turismo, atrativos turísticos de Santos, curiosidades e enganos comuns sobre a Cidade, entre outros aspectos.

O objetivo da capacitação é garantir que os guardas sejam capazes de orientar turistas.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Saúde

Janeiro Branco: a importância de cuidar da saúde mental na gestação e puerpério

Com a pandemia de covid-19, um estudo com mulheres com partos recentes constatou que 38,8% das participantes tiveram depressão pós-parto

Guarujá

Mutirão retira mais de uma tonelada de lixo no Rio Santo Amaro

Iniciativa do Instituto Gremar e do Iate Clube de Santos promoveram a limpeza no último fim de semana

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software