SABESP AGOSTO DESK TOPO
SABESP AGOSTO MOB

Novo Mercado de Peixes abre ao público neste sábado

Após passar ontem por uma última vistoria, o novo edifício finalmente terá suas atividades iniciadas

Comentar
Compartilhar
18 JUL 2020Por Da Reportagem01h05
Com dois mil metros quadrados, o Novo Mercado de Peixes conta com 20 boxes de comercialização de pescadoFoto: NAIR BUENO/DIÁRIO DO LITORAL

Será aberto ao público, neste sábado (18), o novo Mercado de Peixes de Santos, localizado na Avenida Mário Covas, 3.050, entre as ruas Vereador Henrique Soler e Dona Amélia Leuchtemberg. O equipamento integra o pacote de intervenções do projeto Nova Ponta da Praia e funcionará diariamente das 7h às 18h.

Com toda a estrutura já pronta, o restaurante localizado no mezanino – explorado por vencedor de concorrência pública – deve iniciar as atividades em agosto, seguindo horários e outras regras impostas aos estabelecimentos do gênero de acordo com o Plano São Paulo de flexibilização da quarentena.

Na fase atual da retomada econômica, o Mercado de Peixes terá limitação de 40% da capacidade de público, aferição de temperatura corporal na entrada (limite de 37,5°C), disponibilização de álcool em gel nos boxes e uso obrigatório de máscara, inclusive pelos funcionários.

ESTRUTURA
Com dois mil metros quadrados, o novo edifício contém 20 boxes de comercialização de pescado, cinco a mais que no antigo mercado, de onde migrou parte dos permissionários. Os outros espaços foram ocupados por comerciantes da chamada “rua do peixe”. No local também haverá seção para comercialização de temperos.

 

Para conforto e segurança dos clientes, o ambiente é totalmente climatizado e acessível (inclusive os sanitários), com rampas e elevador de acesso ao mezanino. Outra comodidade está no estacionamento, com capacidade para 40 veículos.

Já os comerciantes passarão a trabalhar com melhores condições de higiene, dispondo de área refrigerada para o lixo. As funcionalidades incluem câmara fria para armazenamento de gelo e banheiros exclusivos para funcionários. E o acesso de serviço será independente do destinado ao público.

VOCAÇÃO
Os últimos ajustes para funcionamento do novo equipamento foram conferidos presencialmente pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa na noite desta sexta-feira (17). No local, ele falou sobre a antiga vocação do bairro. “Vamos manter viva a tradição de comércio de pescado aqui da Ponta da Praia com essa grande referência urbanística que está sendo entregue para os santistas e os turistas”.