O Porto de Santos reduzirá as tarifas cobradas dos 'navios verdes' / Nair Bueno/ DL
Continua depois da publicidade
Em meio ao cenário de calamidade pública em parte do território nacional, por conta dos eventos climáticos no Rio Grande do Sul, que vem gerando uma intensa campanha de ajuda aos habitantes do estado, a Diretoria da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), em consonância com norma já existente na Autoridade Portuária de Santos (APS), baixou a Resolução 114/2024, que faz com que às autoridades portuárias públicas concedam preferência de atracação às embarcações utilizadas para transporte de doações às vítimas das enchentes no estado gaúcho.
A resolução é assinada pelo diretor da Antaq, Eduardo Nery Machado Filho, e foi tema de reunião na tarde desta segunda-feira (13/5) na APS. Foi ressaltada, na decisão, a importância da infraestrutura de transporte aquaviário e portuário para viabilizar a logística de entrega de donativos de apoio às vítimas impactadas pelos eventos climáticos e o fato de que grande parte dos donativos estão agora sendo transportados por meio de embarcações, especialmente em unidades conteinerizadas.
Continua depois da publicidade
A Antaq também determinou às autoridades portuárias públicas que concedam isenção tarifária total às chamadas cargas humanitárias, que se destinem às vítimas das enchentes no Estado do Rio Grande do Sul.
O presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, determinou a preparação de documento a ser submetido à Diretoria para autorizar, o mais rápido possível, a vigência da isenção integral para as demais operações realizadas com cargas classificadas como humanitárias destinadas ao Rio Grande do Sul.
Continua depois da publicidade