Santos

Não é da Itália? No Dia do Macarrão, chef da Federação Italiana revela a origem do prato

Presente até em desenhos animados, como a lasanha do Garfield ou o famoso espaguete da Disney, a pasta conquistou o imaginário popular

Isabella Fernandes

Publicado em 25/10/2025 às 07:40

Atualizado em 27/10/2025 às 12:27

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O macarrão é mais que um prato, é um símbolo de afeto e tradição. / Isabella Fernandes/DL

Continua depois da publicidade

O macarrão é mais que um prato, é um símbolo de afeto e tradição. Da Itália ao Chinês, das mesas simples às mais sofisticadas, ele conecta culturas e gerações. Presente até em desenhos animados, como a lasanha do Garfield ou o famoso espaguete do clássico da Disney, a pasta conquistou também o imaginário popular. No dia 25 de outubro, o mundo celebra o Dia do Macarrão, um tributo à massa que virou paixão universal.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Para o chef Danilo Rocha, que integra o seleto grupo de mestres da FIC (Federação Italiana de Chefs), hoje à frente da Osteria Santos Sabores, localizada na Rua Don Lara, 65, no Boqueirão, em Santos, essa data é uma oportunidade de celebrar não apenas a massa em si, mas toda a história que ela carrega.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Como um restaurante santista se tornou a "casa de vó" que revive sabor autêntico da Itália

• Torta de banana emociona gerações com sabor que não muda há décadas em Santos

• Você sabia? Torta holandesa foi criada no interior de SP e não na Holanda; saiba mais

Isabella Fernandes/DL
Isabella Fernandes/DL
Isabella Fernandes/DL
Isabella Fernandes/DL
Isabella Fernandes/DL
Isabella Fernandes/DL
Isabella Fernandes/DL
Isabella Fernandes/DL
Isabella Fernandes/DL
Isabella Fernandes/DL
Isabella Fernandes/DL
Isabella Fernandes/DL
Isabella Fernandes/DL
Isabella Fernandes/DL

Uma história milenar

Segundo o chef, o macarrão tem origens que remontam a 2.500 a.C., quando os primeiros homens descobriram que era possível moer grãos, misturá-los com água e criar massas. A tradição evoluiu ao longo dos séculos, atravessando continentes e civilizações.

Embora Marco Polo seja frequentemente citado como responsável por trazer a massa da China para a Itália, registros históricos mostram que massas secas já eram produzidas na Sicília no século IX.

Continua depois da publicidade

Na Itália, a industrialização trouxe as fábricas de macarrão e, após a Primeira Guerra Mundial, os soldados ajudaram a difundir o prato pelo mundo.

Como um restaurante santista se tornou a "casa de vó" que revive sabor autêntico da Itália

"No Brasil, o macarrão chegou ainda no século XIX, trazido por portugueses e imigrantes italianos, tornando o país o terceiro maior consumidor mundial de pasta, atrás apenas da Itália e dos Estados Unidos.", conta Danilo.

Continua depois da publicidade

Como a data surgiu

O Dia do Macarrão é celebrado em 25 de outubro. A data foi instituída nacionalmente no Brasil pela Lei 13.050/2014, mas já era comemorada internacionalmente desde 1995, quando foi criada a partir do primeiro Congresso Mundial do Macarrão, em Roma.

A data celebra a versatilidade e a importância desse alimento para diversas culinárias ao redor do mundo.

Osteria Santos Sabores e a paixão pelo macarrão

O macarrão sempre foi o grande protagonista da história do Santos Sabores, que nasceu em 2010, na Rua Joaquim Távora, em Santos, com a produção artesanal de massas frescas. Desde o início, o cuidado com a qualidade e o preparo da massa sempre foi prioridade.

Continua depois da publicidade

No final de 2023, o chef Danilo Rocha assumiu a cozinha para imprimir sua visão e aperfeiçoar a experiência gastronômica. Hoje, o restaurante é comandado por ele, em parceria com os sócios Maurício Gonçalves e Milene Amadeo.

Para Danilo, o macarrão é “a alma” do restaurante, o elemento que dá sentido a tudo o que é feito ali.

“Aqui, macarrão é coisa séria”, afirma.

Continua depois da publicidade

Para o chef, o segredo está no respeito aos ingredientes e às técnicas que transformam algo simples em algo extraordinário: “Aqui, usamos os melhores equipamentos e ingredientes, temos massas recheadas e coloridas com pigmentos naturais, e cuidamos do ponto.”

Entre as variedades servidas, o fettuccine é uma das estrelas, especialmente em versões clássicas como o carbonara.

Danilo destaca que o encanto do macarrão está justamente na sua simplicidade: “O macarrão é um produto que atravessa milênios. Apesar de ser feito com ingredientes simples, farinha, ovo e sal, é preciso cuidado e técnica para fazer direito.”

Continua depois da publicidade

Uma carreira dedicada à gastronomia

Com 21 anos de experiência como cozinheiro e 10 como chef, Danilo trabalhou na Itália, França, Inglaterra, Portugal e Espanha, absorvendo técnicas e tradições que hoje aplica no restaurante. Mas é em Santos, na Osteria Santos Sabores, que ele encontrou seu maior desafio e realização profissional.

“Eu sou o chefe a partir de agora. O Santos Sabores me deu oportunidade de colocar tudo em prática, de imprimir minha visão italiana, mas sempre respeitando o DNA familiar do restaurante. É uma casa de vó com comida de chef”, comemora.

Neste Dia do Macarrão, Danilo Rocha celebra a história e a versatilidade da massa, que atravessa milênios e culturas, e reforça o papel do Santos Sabores como referência em comida italiana.

Continua depois da publicidade

“É um alimento que passa por milênios e ainda nos encanta. Na Osteria, é a nossa essência.”

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software