Santos

Mutirão em Santos ajuda aposentados a identificar descontos do INSS

Atendimento gratuito acontece entre 19 e 23 de maio no Parque Tecnológico da cidade

Luna Almeida

Publicado em 15/05/2025 às 22:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Para participar, os interessados devem levar seus celulares e documentos pessoais / Divulgação/PMS

Continua depois da publicidade

Aposentados de Santos que desconfiam de descontos indevidos em seus benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão contar com apoio especializado na próxima semana. Entre os dias 19 e 23 de maio, das 14h às 17h, o Parque Tecnológico, na Vila Nova, vai oferecer atendimento gratuito e aberto ao público para ajudar a identificar cobranças não autorizadas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Com auxílio de estudantes do curso de Sistemas de Informação da Universidade Santa Cecília (Unisanta), será possível verificar quais associações realizaram descontos nos últimos cinco anos e confirmar se houve autorização para essas cobranças por meio do aplicativo Meu INSS.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• INSS vai notificar aposentados sobre descontos indevidos a partir desta terça-feira

• Fraude no INSS: como baixar o app e conferir notificações sobre descontos indevidos

• Presidente do INSS explica como será feito ressarcimento de fraude no benefício

Para participar, os interessados devem levar seus celulares e documentos pessoais. No local, receberão suporte para baixar o aplicativo, preencher os dados necessários, concluir a verificação pelo Gov.br e acessar o histórico de descontos. 

Se identificado que as cobranças não foram autorizadas, o aposentado poderá receber orientação sobre como acompanhar os processos de ressarcimento.

Continua depois da publicidade

A partir da última terça-feira (13), o INSS passou a notificar aposentados sobre descontos indevidos diretamente no aplicativo.

Mais tecnologia e segurança para o público 50+

A ação é parte do programa de extensão “Inovação e Longevidade”, criado para promover inclusão digital entre pessoas com mais de 50 anos. 

O curso, iniciado neste mês, é resultado de uma parceria entre a Unisanta, o Parque Tecnológico e a Coordenadoria de Políticas para a Pessoa Idosa (Coppi), da Secretaria da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher).

Continua depois da publicidade

Com uma proposta prática e linguagem acessível, o programa ensina o uso de celulares, redes sociais e aplicativos, incluindo orientações sobre segurança digital. 

Entre as atividades, estão chamadas de vídeo, configuração de aplicativos e cuidados contra golpes virtuais, tudo com suporte individualizado dos estudantes da universidade.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software