Foram visitados 2.115 imóveis e os que estavam fechados foram sinalizados como pendências para uma nova visita / Divulgação/PMS
Continua depois da publicidade
Agentes de combate a endemias da Secretaria de Saúde de Santos eliminaram 76 focos com larvas de mosquito nesta quarta-feira (1º) durante o 8º Mutirão de Combate ao Aedes aegypti deste ano nos bairros Santa Maria e Bom Retiro. O inseto é transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.
Foram visitados 2.115 imóveis e os que estavam fechados foram sinalizados como pendências para uma nova visita, que ocorrerá neste sábado (4). A empresa Terracom atou em parceria com a Secretaria de Saúde, disponibilizando caminhão para a retirada de materiais inservíveis. Considerando-se apenas os mutirões realizados em 2023 em Santos, já foram eliminados 973 focos com larvas.
Continua depois da publicidade
MAIS COMBATE
Outras ações ocorrem em caráter de rotina na Cidade com o objetivo de orientar a população e eliminar focos com larvas, como o Programa Casa a Casa, que segue programação de visitas ao longo do ano, e vistorias regulares aos pontos estratégicos (como borracharias e ferros-velhos) e imóveis especiais (locais de grande circulação de pessoas como hotéis, centros comerciais, escolas, entre outros).
Continua depois da publicidade
Geralmente, os focos com larvas são encontrados nos mesmos locais: lonas, baldes virados para cima, materiais inservíveis, ralos externos, garrafas, caixa d'água destampada, bromélias e pratinho de vaso de planta.
Em 2023, Santos registra 11 casos de dengue e 5 casos de chikungunya.