Meio Ambiente

Mutirão de Natal mobiliza comunidade na preservação de manguezal em Santos

Instituto Supereco e parceiros realizam ação no dia 20 de dezembro, às 9h, no Jardim São Manoel

Da Redação

Publicado em 20/12/2025 às 00:17

Atualizado em 20/12/2025 às 00:20

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Para participar desta última ação como voluntário(a), basta comparecer às 8:30 horas na Praça Euzébio Rocha, do Jardim São Manoel. / Divulgação/Instituto Supereco

Continua depois da publicidade

Instituto Supereco e parceiros realizam ação no dia 20 de dezembro, às 9h, no Jardim São Manoel

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O projeto Tecendo as Águas: serra, terra e mar, uma iniciativa do Instituto Supereco em parceria com a Petrobras por meio do programa Petrobras Socioambiental celebra um ano de ações na baixada santista, com a realização, no dia 20 de dezembro, de um Mutirão de Natal na “Pracinha do Mangue”, que acontecerá na Praça Euzébio Rocha, no Jardim São Manoel, em Santos, das 9h às 13h. A ação tem o apoio de uma rede de instituições unidas pela sustentabilidade: Instituto Nova Maré, Repaz, Horta Bons Frutos, Óleo Noel, Associação de Moradores do Jardim São Manoel, Prefeitura de Santos, Petrobras e Terra Santos.

Continua depois da publicidade

A manhã será dedicada à educação ambiental, à retirada de resíduos do Manguezal e ao fortalecimento da relação de cuidado e pertencimento com o território. Além do trabalho de coleta, gravimetria e cuidado no manguezal, a programação contará com tenda de escuta à comunidade e oficinas ambientais, incluindo ecojogos voltados para as crianças, que reforçam de maneira lúdica a importância da conservação dos ecossistemas costeiros. 

Com o apoio da empresa Terra Santos neste dia 20, os resíduos da coleta serão diretamente encaminhados para o destino adequado, diminuindo o impacto no ambiente e aumentando a capacidade dos voluntários na retirada dos maiores volumes, como madeira, plástico, isopor, espuma, entre outros. Só no último mutirão foram retirados quase 800 kilos. 

Continua depois da publicidade

O manguezal é um dos ecossistemas mais relevantes do litoral paulista, fundamental para a manutenção da biodiversidade, equilíbrio climático e proteção natural da costa e sobrevivência das comunidades do seu entorno. E esta atividade busca, justamente, sensibilizar a comunidade sobre a necessidade de preservação desse ambiente, fomentando práticas sustentáveis e o engajamento coletivo no destino adequado dos resíduos.

O Mutirão de Natal deste sábado encerra o ciclo de 2025 das ações ambientais do Instituto Supereco e do projeto Tecendo as Águas, que só neste ano realizaram 15 mutirões de limpeza, englobando as três cidades onde o Tecendo as Águas atua: Santos, São Sebastião e Caraguatatuba. Os mutirões de limpeza de rios, praias e manguezais já retiraram do meio ambiente cerca de três toneladas de resíduos descartados de forma incorreta. 

Para participar desta última ação como voluntário(a), basta comparecer às 8:30 horas na Praça Euzébio Rocha, do Jardim São Manoel com boa vontade e disposição para fazer a diferença. Compareça com sapatos fechados, protetor solar e repelente. Na tenda de apoio do Tecendo as Águas e parceiros haverá toda a estrutura de EPIS, gravimetria e alimentação. 

Continua depois da publicidade

 

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software