X

Santos

Museu do Café celebra dia internacional da bebida com encontro de baristas e exposição

As ações, programadas para o dia 30 deste mês, abordam o papel da mulher na área e técnicas de pintura

Da Reportagem

Publicado em 24/09/2018 às 14:07

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A programação é gratuita e para participar do encontro com as baristas, os interessados devem fazer a inscrição pelo e-mail [email protected]. / Rodrigo Montaldi/DL

Instituído pela Organização Internacional do Café (OIC), o Dia Internacional do Café é celebrado, anualmente, em 1º de outubro. A ocasião, um marco de suma importância para todos que apreciam e trabalham no ramo, é uma celebração da diversidade, qualidade e paixão que existem no setor. Para comemorar essa data tão especial, o Museu do Café trará apresentações de cinco baristas consagradas no ramo e abrirá, também, uma mostra temporária. As atividades acontecem no domingo (30), dia que precede a data oficial.

Baseando-se no conceito de “Mulheres no Café”, tema estabelecido pela OIC para 2018, o Museu contará com duas programações especiais. A primeira, marcada para as 14h00, será um encontro de baristas, que reunirá profissionais da área para diferentes demonstrações e degustações de bebidas produzidas à base de café. A ação, que tem como objetivo valorizar a presença feminina no segmento, também proporcionará um bate-papo sobre os desafios da profissão.

Dentre os nomes escalados para o evento, estão a sócia-proprietária da empresa de cursos Baristando, Franciele Gomes; a barista chefe, responsável pela qualidade dos cafés e instrutora de treinamentos da rede Santo Grão, Keiko Sato, e colaboradoras da cafeteria Octávio Café, Martha Grill, Juliane Alves e Natalia Telles. Os drinks de cada profissional, escolhidos para as apresentações, incluem, respectivamente, o “Iced Coffee – café com soda limonada”, o “Cold Brew – experiências da extração à frio”, a “Soda Mademoiselle d’Orvilliers”, o “Julli Frutti” e, por fim, o “Paçoca Latte”.

A segunda parte da agenda envolve a inauguração da exposição temporária “Café com aquarela, uma experiência de imagem e contos”. A mostra, com abertura prevista para as17h00, trará ao público 16 trabalhos figurativos produzidos com a bebida, carvão e outros materiais pouco convencionais, assinados pelo artista plástico Rogério Bassa Gonçalves.

Compondo as áreas expositivas da instituição até o dia 30 de outubro, as ilustrações buscam destacar o uso da extração na composição de peças artísticas, proporcionando um produto com características obscuras e de um aspecto envelhecido. De acordo com Gonçalves, o café proporciona um elemento cromático nas imagens e possibilita tons dourados diversificados, que espelham as propriedades da bebida e a forma como ela foi preparada.

A programação é gratuita e para participar do encontro com as baristas, os interessados devem fazer a inscrição pelo e-mail [email protected].

O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado, das 9h00 às 17h00 e, aos domingos, entre 10h00 e 17h00. Aos sábados, a visitação é gratuita. Já a Cafeteria do Museu abre de segunda a sábado, das 9h00 às 18h00 e, aos domingos, entre 10h00 e 18h00. Outras informações estão disponíveis no site www.museudocafe.org.br.

Serviço:

Dia Internacional do Café

Encontro de Baristas

30/09 | DOM | 14h00

Inauguração da exposição “Café com aquarela, uma experiência de imagem e contos”

30/09 | DOM | 17h00

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Tarcísio diz que quem confrontar PM na Baixada Santista 'vai se dar mal'

Ele disse que governo "não quer o confronto", mas garantiu que a polícia está preparada para enfrentar os criminosos

Nacional

Brasil registra recorde na Semana do Cinema

Segundo dados da ComScore, só neste final de semana, foram registradas 2,2 milhões de telespectadores nas salas

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter