Muro de escola em Santos ganha colorido especial

O muro começou a ser pintado com arte em grafite nesta segunda-feira (18) e deve ser finalizado até, no máximo, quinta-feira (21).

Comentar
Compartilhar
20 JAN 2021Por Da Reportagem07h00
O grafiteiro Carlos Roberto da Silva, o Catts, assina a arteFoto: ISABELA CARRARI/PMS

Quando os alunos da Educação Infantil da UME Elsa Virtuoso (Rua Antônio Maia, 146, Estuário) retornarem às aulas neste ano letivo, poderão reencontrar os amigos após um longo período fora da escola e ainda vão se deparar com uma fachada pra lá de divertida.

É que o grafiteiro Carlos Roberto da Silva, o Catts, em conversas com a coordenadoria pedagógica da unidade, pintou o muro no entorno da escola – que mede aproximadamente 80 metros, com a temática do brincar. "A ideia do painel, alinhada com a escola, foi conscientizar a sociedade sobre a importância do brincar, mas as brincadeiras mais sociáveis, que são minhas preferidas, inclusive. Então, usei uma linguagem bem infantil, mostrando cobra cega, brincadeira com bambolês, alguns monstrinhos e crianças felizes, exatamente o que trabalha o imaginário desta faixa etária e também transmite sentimentos bons para quem vê", explica o autor.

O muro começou a ser pintado com arte em grafite nesta segunda-feira (18) e deve ser finalizado até, no máximo, quinta-feira (21).

"A aprendizagem precisa passar por este 'brincar', porque um não acontece sem o outro. Mas um 'brincar' com seriedade, muitos autores já deixaram isso evidenciado. É muito importante na infância vivenciar o lúdico. Isso vai favorecer a base para estas crianças se tornarem adultas. Além disso, queríamos dar para a comunidade esse sentimento de pertencimento. Estou ansiosa pra ver o muro finalizado", explica a coordenadora pedagógica da unidade, Priscila Sessa. A escola tem 87 alunos matriculados do maternal II ao pré.

Catts já pintou os muros de várias escolas em Santos, entre elas a UME Mário Alcântara, Irmã Dolores, Olívia Fernandes, Avelino da Paz Vieira, Santista e outras. Mas esta é uma das preferidas. "Acho que porque a diferença entre o antes e depois foi muito grande".

"Eu já amei. Tá linda. Não vejo a hora de os alunos voltarem a frequentar e já no primeiro dia verem o muro todo colorido!", finaliza a coordenadora.