MP apura bonificações para guardas municipais de Santos

Cerca de 100 funcionários do setor administrativo estariam ganhando adicionais de forma irregular

A 12ª Promotoria Pública de Santos instaurou inquérito civil para apurar eventuais irregularidades nos pagamentos de bonificações aos guardas municipais que trabalham no setor administrativo da corporação. Os problemas são relacionados à gratificações de desempenho no projeto Cidade Sem Lixo (serviço externo) e no adicional de regime especial de trabalho.

Continua após a publicidade

A iniciativa do Ministério Público ocorreu em função da denúncia de um munícipe. Segundo levantado pelo cidadão, os guardas do setor operacional recebem, mensalmente, as duas bonificações — cerca de R$ 250,00 (Cidade Sem Lixo) e R$ 294,00 (regime especial), perfazendo R$ 544,00 a mais no salário base da categoria, em torno de R$ 1.500,00.

Os guardas operacionais trabalham fazendo a segurança do patrimônio público, abordando pessoas em situação de rua, controlando descarte irregular de lixo, fiscalizando comércio ambulante de bebidas alcoólicas, participando de forças-tarefas de fiscalização, medindo a poluição sonora em estabelecimentos comerciais e outras atribuições. Ocorre que esses benefícios estariam sendo pagos também para quem não trabalha na rua. A Base de Guarda e o Departamento de Recursos Humanos da corporação ficam nas dependências do Mercado Municipal.

Continua após a publicidade

A Base do Mercado comanda cinco outras espalhadas pela cidade.

A Promotoria deverá solicitar nome e registro funcional de todos os que trabalham internamente nessas bases (cerca de 100 guardas conforme denúncia) e confrontar com os três últimos holerites para constatar os pagamentos regulares das bonificações.

Continua após a publicidade

Numa conta simples, baseada no número denunciado de guardas em serviço administrativo que recebem as bonificações supostamente irregulares, a Prefeitura estaria desembolsando anualmente cerca de R$ 652,8 mil por ano indevidamente.

Prefeitura

Continua após a publicidade

A Secretaria de Segurança de Santos informa que a Prefeitura está encaminhando resposta com todos os esclarecimentos à Promotoria Pública e reitera que não há qualquer irregularidade no pagamento de bonificações.