Morros de Santos estão em estado de atenção

O alerta é da Defesa Civil do Município, que está monitorando, por meio de vistorias, os locais mais críticos

Os morros de Santos estão em estado de atenção e os moradores de áreas de risco precisam estar atentos. O alerta é da Defesa Civil do Município, que está monitorando, por meio de vistorias, os locais mais críticos. A preocupação se deve pelo acumulado de chuva, que já passou de 123 milímetros nas últimas 72 horas. O acumulado do mês é de 220,6mm. Até o momento, após a sequência de chuvas que começou no último sábado (16), nenhuma residência foi atingida por deslizamentos e nenhuma remoção preventiva foi necessária.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

ATENÇÃO AOS SINAIS

Já conhecidos por parte da população, os sinais de perigo de deslizamento são: trincas no terreno, degraus de abatimento ou rachaduras no solo; trincas no piso e nas paredes das casas, ou muros estufados; inclinação de árvores, postes, cercas ou muros; valas com águas mais barrentas que o normal; estalos ou aumento das trincas em blocos ou paredões rochosos.

CONTATO

Em caso de qualquer um desses sinais, o munícipe deve sair imediatamente do local e ligar para a Defesa Civil de Santos, por meio do telefone 199. Os moradores podem, também, se cadastrar para receber os boletins meteorológicos. Para isso, basta enviar um SMS, com o número do CEP da residência, para o telefone 40199.

 

Morros de Santos estão em estado de atenção

Os morros de Santos estão em estado de atenção desde as 21h do sábado, quando o nível pluviométrico atingiu o acumulado de 100mm.

Os morros de Santos estão em estado de atenção desde as 21h do sábado (15), quando o nível pluviométrico atingiu o acumulado de 100mm, conforme determinado pelo PPDC (Plano Preventivo de Defesa Civil). De acordo com a DC (Defesa Civil), a mudança se deu em razão das fortes pancadas de chuva e do registro de ocorrências, todas controladas e atendidas pelos técnicos do órgão.

Segundo o coordenador da DC em Santos, Daniel Onias, foram registradas quedas de árvore na avenida Conselheiro Nébias, na altura do número 529 (Encruzilhada); na rua Vergueiro Steidel, 126 (Embaré) e na rua Cyro de Athayde Carneiro, 31 (Ponta da Praia). Houve também escorregamentos na rua A, casa 7, no Morro Nova Cintra; na rua tiro Naval 3200 (Monte Serrat) e na rua Um (Morro da Penha). Além de queda de muros no Morro do Marapé e na Vila Progresso. “Não há desabrigados e nenhum imóvel foi interditado”.

A previsão da DC para os próximos dias é de que o tempo deve melhorar. “Os modelos meteorológicos indicam que a probabilidade de chuva é bem pequena”, explica Onias. Mas, a população deve ficar atenta e ao notar qualquer sinal de perigo entrar em contato com o órgão pelo telefone 199 (emergência) ou 3208-1000.

Cuidados
A DC alerta que trincas e rachaduras no solo ou nos pisos das casas; rebaixamento de terreno; inclinação de árvores, postes e muros; valas com águas mais barrentas do que o normal, além de estalos em paredões rochosos são os primeiros sinais de perigo.