Santos

Morre Nestor Biscardi, pioneiro e fundador da Unimed Santos aos 95 anos

O urologista tinha sofrido uma fratura no fêmur, passou por cirurgia e permaneceu 15 dias internado na Santa Casa de Santos

Giovanna Camiotto

Publicado em 07/10/2025 às 16:59

Atualizado em 07/10/2025 às 17:05

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O urologista estava internado há 15 dias / Divulgação/Unimed Santos

Continua depois da publicidade

O médico Nestor Biscardi, um dos fundadores da Unimed Santos, faleceu nesta segunda-feira (6) aos 95 anos. Ele estava internado na Santa Casa de Santos e morreu em decorrência de insuficiência renal e falência múltipla de órgãos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

No mês passado, Biscardi sofreu uma fratura no fêmur, passou por cirurgia e permaneceu cerca de 15 dias internado. Após receber alta, seu quadro de saúde se agravou e precisou retornar ao hospital, onde permaneceu mais cinco dias até o falecimento.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Chá da tarde mais disputado de Santos tem espera de até dois meses

• Um bar diferente no centro de Santos para quem ama comer e beber bem

Quem ele era?

Urologista de formação, Biscardi é o segundo nome na ata de fundação da Unimed Santos, datada de 18 de dezembro de 1967. A cooperativa pioneira no país serviu de modelo para o Sistema Unimed, que atualmente reúne 340 cooperativas, 118 mil médicos e 21 milhões de beneficiários, cobrindo 92% do território brasileiro (Unimed Brasil).

Em nota, a Unimed Santos lamentou a perda e destacou a importância de Biscardi para a história da instituição e para o cooperativismo médico nacional. O médico ficou marcado como figura emblemática da empresa.

Continua depois da publicidade

“Deixa exemplo forte de profissional comprometido com uma medicina qualificada e profundamente humana. Após a fundação, seguiu contribuindo em posições estratégicas, ao longo de décadas, atuando como superintendente e como presidente da Unimed Santos”.

Reconhecido pela presença leve e bem-humorada, Biscardi era admirado pelo olhar sereno e pelas palavras gentis. Ao longo da carreira, também participou de importantes congressos de medicina, contribuindo para a modernização do atendimento médico no litoral paulista.

“Dr. Nestor acreditava na força do coletivo, na autonomia do médico e na construção de modelos sustentáveis e humanizados de cuidado, em defesa do paciente. Seu legado permanece como fundamento, inspiração e norte, bem como nos valores que continuam nos guiando”, completou a nota.

Continua depois da publicidade

Seu trabalho ajudou a consolidar a Unimed Santos como referência em gestão, inovação e cuidado humanizado, legado que permanece vivo entre médicos, colaboradores e pacientes.

TAGS :

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software