Santos
A reportagem do Diário constatou que, além do matagal, as vias apresentam acúmulo de lixo e água nos canteiros da região
O mato está tão alto que algumas vias praticamente viraram uma floresta / Leitor/DL
Continua depois da publicidade
Os moradores do bairro Santa Maria, na Zona Noroeste de Santos, afirmam que o mato está tão alto que algumas vias praticamente viraram uma floresta. A Reportagem do Diário percorreu ruas do bairro e constatou, além do mato, acúmulo de lixo e água nos canteiros das vias.
A situação, segundo informado por um morador que prefere não se identificar, já ocorre desde outubro. "Está ocorrendo há dois meses e não foi feito nada, parece uma floresta", afirmou o morador que solicitou a presença da Reportagem no local.
Continua depois da publicidade
Veja as imagens!
Ainda segundo o morador, a situação se estende ao bairro vizinho, o Bom Retiro, e está fazendo com que a presença de caramujos cresça nas ruas.
Continua depois da publicidade
"É no bairro todo aqui. No Santa Maria, no Bom Retiro todo. É mato para todo lado, é no bairro todinho aqui. Fora os bichos. Por causa desse mato aí, é caramujo para todo lado", disse.
A Reportagem aponta as ruas Engenheiro Antônio Freire, Américo Moretti e Ézio Testini como as que estão em estado crítico.
Procurada pela reportagem do DL, a Prefeitura de Santos esclareceu que "os proprietários dos imóveis são responsáveis pela conservação e manutenção das calçadas". Leia a nota na íntegra abaixo.
Continua depois da publicidade
"A Prefeitura de Santos informa que os proprietários dos imóveis são responsáveis pela conservação e manutenção das calçadas. Caso a área danificada seja maior que 30%, é obrigatório refazer todo o passeio nos padrões atuais, de acordo com o Plano Municipal de Mobilidade e Acessibilidade Urbanas de Santos.
Já ao Município cabe a manutenção das calçadas públicas, das áreas de pontos de ônibus, das praças, parques, orla da praia, canteiros centrais, rampas de acessibilidade e de passeios danificados por raízes de árvores. E as empresas prestadoras de serviços públicos, concessionárias, permissionárias devem reparar passeios danificados por serviços de manutenção ou ampliação de suas redes.
Importante destacar que a coleta de lixo na região é feita de segunda a sábado, assim como o serviço de varrição. O Município conta também com o serviço Cata-Treco, que passa pelo bairro citado semanalmente.
Continua depois da publicidade
Além disso, a população também pode agendar a retirada de móveis, eletrodomésticos e outros objetos. O Código de Posturas do Município prevê multa a partir de R$ 500,00 para o descarte irregular de lixo. A população pode fazer denúncias pelo telefone 153."