Protesto

Sem apartamentos, moradores de comunidade do litoral de SP reivindicam auxílio-aluguel

A Direção estava representada pelo assessor da Presidência, Marcelo Inácio, o diretor Jurídico, Marcelo Pistelli e a diretora da Habitação, Márcia do Vale

Carlos Ratton

Publicado em 23/07/2024 às 06:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Junto à Comissão de moradores do Mangue Seco, estava o vereador Francisco Nogueira, o Chico Nogueira (PT) / Nair Bueno / Diário do Litoral

Continua depois da publicidade

A Direção da Companhia de Habitação da Baixada Santista, a Cohab-Santista, em reunião ontem (22) à tarde, com uma comissão de moradores da comunidade Mangue Seco, da Zona Noroeste de Santos, prometeu estudar a possibilidade de ceder auxílio-aluguel para 80 famílias até que consiga viabilizar apartamentos em um próximo projeto habitacional em andamento, provavelmente na área conhecida como Estradão, no bairro da Areia Branca.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A Direção estava representada pelo assessor da Presidência, Marcelo Inácio, o diretor Jurídico, Marcelo Pistelli e a diretora da Habitação, Márcia do Vale. “Primeiro precisamos saber quem deseja sair. Com uma lista em mãos, vamos realizar um cadastro analisando a situação de cada família para, posteriormente, submetê-lo à presidência da Cohab-Santista e, depois, à Administração Municipal para inseri-las nos próximos projetos habitacionais”, disse Marcelo Inácio.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Vila Pantanal: Justiça multa Prefeitura e COHAB-Santista

• PL que daria poder para Cohab demolir moradias é suspenso

• Cohab não tem projeto para mais de 400 famílias da Baixada Santista

Junto à Comissão de moradores do Mangue Seco, estava o vereador Francisco Nogueira, o Chico Nogueira (PT). “De concreto, a Cohab reconheceu a comissão, que é muito importante. Depois, ficou definido que a comissão vai reativar a associação que existia e, numa reunião dentro da comunidade, definir quem deseja sair via auxílio-aluguel”, disse Chico Nogueira.

“Não tem nada certo ainda. Data de saída e qual projeto os moradores serão inseridos. Mas, pelo menos, a Cohab reconheceu a comissão e solicitou uma lista de famílias que desejam ingressar num próximo empreendimento habitacional”, disse o estudante da Serviço Social, Luiz Henrique Fernandes da Silva, que tem familiares e acompanha a situação da comunidade.

Continua depois da publicidade

Fora

Em frente ao prédio da Cohab-Santista, na Praça dos Andradas, um grupo de moradores aguardava o resultado da reunião. Alessandra de Azevedo disse que, até então, só existia promessas. “Queríamos uma resposta concreta sobre a possibilidade de remover a gente. Estamos pedindo um auxílio-aluguel e, futuramente, sermos contemplados com uma moradia digna”, confirmou a moradora.

A última entrega de apartamentos da Cohab-Santista foi no Conjunto Habitacional Tancredo Neves, em julho do ano passado. Na época, foi revelada a existência de 1.120 unidades, “no maior empreendimento habitacional de Santos dos últimos 40 anos”, alardeou a Prefeitura de Santos.

O conjunto foi construído em terreno cedido pela Cohab-Santista para servir de moradia para as famílias que viviam em áreas de palafitas do Dique da Vila Gilda e São Manoel. As famílias foram incluídas no Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software