A obra traz consigo reflexos das restrições de liberdade ocorridas no período da ditadura militar, em especial a violência contra a mulher / Divulgação/TESCOM
Continua depois da publicidade
Após temporada em São Paulo, São José dos Campos e Mongaguá, o Grupo Tescom apresenta gratuitamente em sua sede em Santos, nos dias 1 e 2 de abril, sessão do mini documentário sobre o espetáculo Casamento de Sangue em Santos. Na mesma ocasião, será apresentado o espetáculo, obra inspirada no texto de Federico Garcia Lorca.
O documentário é uma série de imagens e depoimentos sobre a montagem adaptada do texto 'Bodas de Sangue', de Garcia Lorca. Neste minidocumentário, elenco, técnica e o diretor apontam os caminhos escolhidos para essa adaptação.
Continua depois da publicidade
A montagem é resultado de um processo iniciado antes da pandemia e conta com elenco composto por Alex Felix, Ana Paula Silva, Flávia Simões, Isabela Soares, Júlia Norato, Karla Lacerda, Marcelo Marinho, Marco França, Pedro Norato, Ronaldo Fernandes e Vinicius Oliveira.
Espetáculo
Continua depois da publicidade
"Casamento de Sangue em Santos" conta a história de uma mulher que se casou e já no mesmo dia fugiu e abandonou o marido. Dirigida por Nelson Baskerville, a montagem coloca em cena temas como as disputas territoriais e a brutalidade dos desejos, tendo como pano de fundo a sociedade do final da década de 1970 – sintomaticamente semelhante com os dias atuais. Seja pelo conservadorismo (na obra, representado por um casamento arranjado), pelos conceitos impostos por uma família tradicional (ser recatada e do lar) ou por uma sociedade que condena, o espetáculo suscita a discussão a respeito da mulher que, mesmo nos dias atuais, não pode viver plenamente o seu desejo.
O projeto foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. (Proac Edital Expresso 02/2022).
Sobre o Grupo Tescom
Continua depois da publicidade
O Grupo de teatro TESCOM é um grupo profissional da cidade de Santos, oriundo do Grupo Teatral "Uma Mão Com Mel" fundado por Iracema Paula Ribeiro, tendo o início de sua carreira em 1976. Na década de 90, Iracema Paula Ribeiro, Pedro Norato e Karla Lacerda, com o intuito de ampliar a visão do grupo, fundaram o TESCOM com o propósito de compartilhar os estudos do grupo com a comunidade.
Após o falecimento de Iracema, Karla e Pedro continuaram com os projetos teatrais e recriaram essa essência do grupo na escola de artistas e técnicos, oferecendo cursos e oficinas artísticas, tendo o teatro como carro chefe.
Criam também o pioneiro FESCETE – Festival de Cenas Teatrais, um dos festivais mais importantes culturalmente para a região da Baixada Santista e que se estende a outras cidades com o passar dos anos.
Continua depois da publicidade
Sinopse "Casamento de Sangue"
"Essa é a história de uma mulher que se casou e já no mesmo dia fugiu e abandonou o marido. Acabou ficando viúva do que não amava e viúva também do que amou."
Em 1978, duas famílias ricas e proprietárias de terras negociam o casamento de seus filhos para que assim possam ampliar o domínio pelas terras da região. Porém a noiva, uma mulher sufocada pela paixão, só pensa em outro, Leonardo, um homem pobre e movido apenas pelos instintos, mas que tem uma grande riqueza: é dono do pedacinho de terra de onde vem a água. O casamento, que era para ser um negócio lucrativo, acaba virando uma tragédia.
Continua depois da publicidade
Ficha Técnica
Produção: Grupo Tescom de Teatro
Direção: Nelson Baskerville
Continua depois da publicidade
Adaptação: Alex Felix, Marcelo Marinho, Nelson Baskerville e Ronaldo Fernandes.
Elenco: Alex Felix, Ana Paula Silva, Flávia Simões, Isabela Soares, Júlia Norato, Karla Lacerda, Marcelo Marinho, Marco França, Pedro
Norato, Ronaldo Fernandes e Vinicius Oliveira.
Continua depois da publicidade
Serviço
Minidoc e Espetáculo 'Casamento de Sangue em Santos' - Grupo Tescom
Sala de Espetáculo Iracema Paula Ribeiro
Continua depois da publicidade
Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 195 – Macuco – Santos/SP
Dia 1 de abril: minidoc às 20h30 - espetáculo às 19h e 21h
Dia 2 de abril: minidoc às 18h30 - espetáculo às 19h
Duração: 80 minutos | Classificação: 14 Anos
Ingresso: Gratuito – Retirada de ingresso nos locais das apresentações com 1h de antecedência.