Santos

Mega investimento: Porto de Santos abre licitação para construção de condomínios

A Autoridade Portuária de Santos (APS) busca empresas para erguer pátios de caminhões e áreas de apoio, ampliando infraestrutura portuária

Giovanna Camiotto

Publicado em 28/10/2025 às 23:23

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A APS quer construir no mínimo 460 vagas para caminhões / Divulgação

Continua depois da publicidade

A Autoridade Portuária de Santos (APS) abriu nesta semana dois processos licitatórios para contratar empresas responsáveis pela construção e operação de condomínios logísticos nos municípios de Santos e Guarujá. Os projetos somam mais de 400 mil metros quadrados e 877 vagas para caminhões, incluindo áreas de serviços de apoio à operação portuária.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O objetivo é atender ao crescimento do volume de cargas transportadas pelo Porto de Santos, que registra cerca de oito mil caminhões circulando diariamente na região. As empresas selecionadas terão contratos de 20 anos, devendo investir em edificações, iluminação, licenciamento ambiental e serviços operacionais.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Túnel Santos-Guarujá é inédito no Brasil; veja como será a construção

• Temporada de cruzeiros começa em Santos e deve movimentar R$ 4,4 bilhões na economia

• Maratona de inovação quer propor soluções às mudanças climáticas no Porto de Santos

Terreno de Santos

Localizado na Avenida Augusto Barata, próximo ao Terminal da BTP, o terreno será dividido igualmente entre duas frentes: um Truck Center, com no mínimo 460 vagas para caminhões e serviços voltados ao motorista, e uma área de operações voltadas a cargas e contêineres, contemplando manutenção, certificação, locação e compra e venda de contêineres.

O espaço estratégico de 242 mil metros quadrados reforça a integração com terminais da margem direita do porto, como Marimex, BTP e o futuro Tecon Santos 10, garantindo sinergia operacional e eficiência logística.

Continua depois da publicidade

Terreno do Guarujá

No Guarujá, a área cedida possui 163,1 mil metros quadrados e será dividida entre um pátio regulador de caminhões, com 417 vagas, e uma área de serviços de apoio logístico com 50,2 mil metros quadrados de armazéns cobertos.

O espaço, conhecido como Área Nº 41, preenche uma lacuna estratégica, já que atualmente não existe pátio regulador de caminhões na cidade.

Prazos e próximos passos

As propostas para ambos os terrenos poderão ser enviadas até 12 de novembro, com abertura em sessão pública marcada para 4 de dezembro. O contrato será assinado em 2026, e as empresas terão três anos para concluir a obra e iniciar a operação completa dos condomínios logísticos.

Continua depois da publicidade

TAGS :

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software