A APS quer construir no mínimo 460 vagas para caminhões / Divulgação
Continua depois da publicidade
A Autoridade Portuária de Santos (APS) abriu nesta semana dois processos licitatórios para contratar empresas responsáveis pela construção e operação de condomínios logísticos nos municípios de Santos e Guarujá. Os projetos somam mais de 400 mil metros quadrados e 877 vagas para caminhões, incluindo áreas de serviços de apoio à operação portuária.
O objetivo é atender ao crescimento do volume de cargas transportadas pelo Porto de Santos, que registra cerca de oito mil caminhões circulando diariamente na região. As empresas selecionadas terão contratos de 20 anos, devendo investir em edificações, iluminação, licenciamento ambiental e serviços operacionais.
Continua depois da publicidade
Localizado na Avenida Augusto Barata, próximo ao Terminal da BTP, o terreno será dividido igualmente entre duas frentes: um Truck Center, com no mínimo 460 vagas para caminhões e serviços voltados ao motorista, e uma área de operações voltadas a cargas e contêineres, contemplando manutenção, certificação, locação e compra e venda de contêineres.
O espaço estratégico de 242 mil metros quadrados reforça a integração com terminais da margem direita do porto, como Marimex, BTP e o futuro Tecon Santos 10, garantindo sinergia operacional e eficiência logística.
Continua depois da publicidade
No Guarujá, a área cedida possui 163,1 mil metros quadrados e será dividida entre um pátio regulador de caminhões, com 417 vagas, e uma área de serviços de apoio logístico com 50,2 mil metros quadrados de armazéns cobertos.
O espaço, conhecido como Área Nº 41, preenche uma lacuna estratégica, já que atualmente não existe pátio regulador de caminhões na cidade.
As propostas para ambos os terrenos poderão ser enviadas até 12 de novembro, com abertura em sessão pública marcada para 4 de dezembro. O contrato será assinado em 2026, e as empresas terão três anos para concluir a obra e iniciar a operação completa dos condomínios logísticos.
Continua depois da publicidade