Médico de Santos participa de evento nos Estados Unidos

Comentar
Compartilhar
07 MAI 2017Por Da Reportagem17h27
O médico Nelson Marfil é especialista em EndoscopiaO médico Nelson Marfil é especialista em EndoscopiaFoto: Divulgação

O médico Nelson Marfil, especialista em Endoscopia, está em Chicago, nos Estados Unidos, participando desde sábado da DDW 2017 – Digestive Disease Weak. Trata-se do maior evento relacionado a doenças do aparelho digestivo do mundo. São mais de 14 mil médicos de todos os cantos do planeta inscritos, 300 expositores na feira do evento e mais de 500 horas de exposições e palestras.

“É uma iniciativa monumental, que discute as maiores novidades na área das doenças do aparelho digestivo e da Endoscopia também”, explica Dr. Marfil, proprietário da Clínica Endocentro, em Santos.

Esta é mais uma viagem do médico santista, que vem buscando de maneira constante a atualização profissional.

“Eu nunca me restringi apenas à Endoscopia. Eu me dedico muito nas áreas de medicina preventiva e qualidade de vida. Tenho feitos muitos cursos para complementar meu conhecimento. Ano passado fiz dois, um em Atlanta e outro em Asheville, na Carolina do Norte. Inclusive, na Genova Diagnostics, que é um dos maiores laboratórios do mundo. Foram cursos excelentes, cresci muito pessoalmente e profissionalmente”, revela Dr. Marfil.

Entre os principais temas abordados na DDW 2017 está a discussão sobre a microbiota intestinal. “É a nossa flora bacteriana do intestino. A gente tem uma flora boa e uma ruim. E a boa está cada vez mais rara hoje em dia. Ela vem sendo constantemente destruída por uma série de fatores relacionados à nossa qualidade de vida. O estresse, a má alimentação, o uso excessivo de antibióticos, entre outros fatores. Para tratar problemas como este, especialista de todo o mundo estão chegando ao ponto de fazer transplante de fezes para tratamento de infecções graves, que não respondem a antibióticos. O que pode ser feito via colonoscopia. E isso vai chegar ao Brasil muito brevemente.

A programação da DDW 2017 termina na terça-feira, dia 9. “Até lá, certamente, terei a oportunidade de acompanhar muita coisa interessante e incorporar estes conhecimentos ao trabalho que desenvolvo no Brasil”, completa Dr. Marfil.