Mais 27 mil testes rápidos da covid-19 são disponibilizados em Santos

A testagem dos profissionais, em parceria com o Butantan, é feita em oito policlínicas (Gonzaga, Campo Grande, Martins Fontes, Vila Nova, Jabaquara, Morro São Bento, Castelo e Rádio Clube)

Comentar
Compartilhar
14 SET 2020Por Da Reportagem08h08
A pasta também conseguiu trocar 11 mil testes adquiridos, contando assim com o total de mais 27 mil testes rápidosFoto: NAIR BUENO/DIÁRIO DO LITORAL

O Instituto Butantan, órgão vinculado ao governo estadual, disponibilizou 16 mil testes rápidos da covid-19 para a Prefeitura de Santos, os quais estão sendo usados, inicialmente, para a testagem dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde. A pasta também conseguiu trocar 11 mil testes adquiridos, contando assim com o total de mais 27 mil testes rápidos.
A testagem dos profissionais, em parceria com o Butantan, é feita em oito policlínicas (Gonzaga, Campo Grande, Martins Fontes, Vila Nova, Jabaquara, Morro São Bento, Castelo e Rádio Clube), seguindo a programação estabelecida para cada setor. A previsão é que todos os 3,5 mil servidores sejam testados até o próximo dia 23. Em seguida, os testes serão realizados para outros públicos de áreas essenciais, em fase de definição.

Troca
Nesta semana, a empresa fornecedora dos testes rápidos utilizados na Câmara Municipal, onde houve resultados avaliados como fora do padrão habitual, trocou os 11 mil testes rápidos por outro modelo. Antes da substituição, o teste foi usado em grupo de 99 profissionais de saúde da rede municipal, apresentando resultados dentro das porcentagens de sensibilidade e especificidade expressas pelo fabricante.