X

Santos

Maior festa da comunidade portuguesa da região será realizada no dia 12 de junho, em Santos

Sétima edição do Dia de Portugal ocorrerá no Largo Marquês de Monte Alegre, no Centro Histórico, das 8 às 17 horas, com muita música, dança, comidas típicas e artesanato

Da Reportagem

Publicado em 07/06/2016 às 20:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Maior festa da comunidade portuguesa da região será realizada no dia 12 de junho, em Santos / Divulgação

Moradores e turistas de Santos e região vão poder bater o pé até cansar no dia 12 de junho (domingo), quando será realizada a 7ª edição do Dia de Portugal. O evento, considerado a maior festa da comunidade portuguesa da região, ocorrerá no Largo Marquês de Monte Alegre, no Centro Histórico de Santos, das 8 às 17 horas, com apresentações de fadistas, grupos musicais e ranchos folclóricos.

Como já se tornou tradição nas edições anteriores, música, dança, artesanato e doces típicos irão reunir a comunidade portuguesa e os moradores da região para a festa. O evento, que é voltado para toda a família, costuma atrair de três mil a cinco mil pessoas, tingindo de verde e vermelho o Centro Histórico da Cidade, ao lado do Santuário do Valongo e do Museu Pelé.

A programação cultural terá 12 apresentações, entre fadistas, grupos musicais e ranchos folclóricos da região, os quais levarão ao palco modas cantadas e bailadas de diversas regiões de Portugal, com trajes genuínos e utensílios típicos. Um prato cheio para a diversão de portugueses, descendentes, santistas e turistas, que poderão conhecer melhor ou simplesmente matar saudade da rica cultura lusitana.

Além de ser uma opção de lazer para crianças, jovens, adultos e idosos, o Dia de Portugal visa resgatar a cultura portuguesa na Baixada Santista e valorizar a forte influência lusitana na formação do povo e da cultura santista.

Quem quiser conhecer um pouco mais da cultura lusitana poderá visitar as tendas com artesanatos, além dos famosos trabalhos manuais das Bordadeiras do Morro São Bento, que perpetuam em Santos a arte secular da Ilha da Madeira e estarão com seus produtos à venda no local.

Sucesso de crítica, os também famosos bolinhos de bacalhau e doces portugueses, como pastéis de Belém, estarão à venda para o público, entre outros itens da culinária típica. Quem comprar, além de se deliciar com as guloseimas, ainda estará ajudando a Escola Portuguesa, que atende crianças carentes, e que receberá a renda obtida durante a festa.

Aqueles que quiserem guardar uma lembrança do evento também poderão comprar camisetas, canecas e chaveiros com a logomarca do Dia de Portugal.

E, para que todos entrem no clima da festa, os organizadores sugerem que o público vá vestido com adereços ou roupas que lembrem as cores de Portugal.

Apresentações

A programação terá início às 8 horas, com missa no Santuário Santo Antônio do Valongo. Às 9h30, haverá a abertura do evento com os Pavilhões das Entidades. Às 10 horas, será feita apresentação do Orfeão do Centro Cultural Português. E, às 10h30, a solenidade de abertura com a presença do Cônsul Honorário de Portugal em Santos, Armênio Mendes, autoridades locais e representantes de entidades da comunidade.

As apresentações musicais terão início em seguida, às 11 horas, e prosseguirão até as 17 horas, com entradas de grupos e ranchos a cada 30 minutos. Os primeiros a subirem ao palco serão os integrantes do Rancho Folclórico Verde Gaio, seguido de Vira Livre (músicas tradicionais portuguesas para dançar), Grupo Folclórico Cruz de Malta, Ranchinho da Escola Portuguesa, Rancho Folclórico da Casa de Portugal de Praia Grande, Grupo Fado Por Acaso, Rancho Veteranos Apaixonados pelo Folclore, mais Vira Livre, Rancho Folclórico Típico Madeirense, a fadista Marly Gonçalves e os músicos Ricardo e Renato Araújo, Rancho Folclórico da Associação Atlética Portuguesa, Rancho Folclórico Tricanas de Coimbra e encerramento com a Banda Filhos da Tradição.

Serviço
Dia de Portugal – 7ª Edição
Data: 12 de junho (domingo)
Local: Largo Marquês de Monte Alegre, Centro Histórico de Santos – ao lado do Santuário do Valongo e do Museu Pelé
Horário: 9 às 17 horas

Programação

8 horas – Missa no Santuário de Santo Antônio do Valongo

9h30 – Abertura com os Pavilhões das Entidades

10 horas – Orfeão do Centro Cultural Português

10h30 – Solenidade de Abertura

11 horas – Rancho Folclórico Verde Gaio

11h30 – Vira Livre (músicas tradicionais portuguesas para dançar)

12 horas – Grupo Folclórico Cruz de Malta

12h30 – Ranchinho da Escola Portuguesa

13 horas – Rancho Folclórico da Casa de Portugal de Praia Grande

13h30 – Grupo Fado Por Acaso

14 horas – Rancho Veteranos Apaixonados pelo Folclore

14h30 – Vira Livre

15 horas – Rancho Folclórico Típico Madeirense

15h30 – Marly Gonçalves e os músicos Ricardo e Renato Araújo

16 horas – Rancho Folclórico da Associação Atlética Portuguesa

16h30 – Rancho Folclórico Tricanas de Coimbra

17 horas – Banda Filhos da Tradição

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Polícia

Jovem que foi baleado no rosto por policial morre em Guarujá

Matheus dos Santos Silva foi atingido por policiais após resistir uma abordagem na última semana

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter