Santos
Entidades determinam que integração com o VLT será possível em 37 linhas municipais, além de todas as linhas metropolitanas da EMTU que já fazem o mesmo atualmente
A integração das linhas do transporte público municipal junto ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) passará por uma ampliação em Santos a partir do próximo domingo (5) / LG Rodrigues/DL
Continua depois da publicidade
A integração das linhas do transporte público municipal junto ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) passará por uma ampliação em Santos a partir do próximo domingo (5). O anúncio foi realizado durante o fim da manhã desta segunda-feira (30) pelo prefeito Rogério Santos e o diretor-presidente da CET-Santos, Antonio Carlos Silva Gonçalves, além de representantes da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU).
A partir do dia 5, os passageiros que utilizam as linhas municipais de Santos que atendem estações do VLT começam a contar com integração entre os modais. Atualmente, a integração já é possível em 10 linhas municipais de Santos e nas 56 linhas metropolitanas que passam no entorno do VLT, serviços gerenciados pela EMTU e operados pela BR Mobilidade. Com a ampliação, mais 27 serviços serão integrados ao VLT, totalizando 37 linhas municipais.
Continua depois da publicidade
"Um grande desafio que a gente tem é justamente incentivar o transporte público, é importante a sustentabilidade, é importante para reduzirmos a poluição e Santos tem vindo cada vez mais buscando o transporte público em primeiro lugar", afirmou o prefeito Rogério Santos.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
As linhas continuam com os mesmos itinerários e tarifas, sem alterações para o passageiro. O usuário que utilizar os dois modais pagará apenas uma tarifa com o cartão BR Card, isto é, R$5,25 quando embarcar no ônibus municipal ou R$4,90 caso embarque primeiro no VLT. A ampliação beneficia cerca de 200 mil passageiros por mês que poderão fazer a integração do VLT com as linhas municipais e metropolitanas.
Ao aproximar o BR Card no validador, o passageiro tem 60 minutos para realizar a integração em qualquer estação do VLT, sendo possível também no sentido oposto, embarcando no VLT e, posteriormente, no ônibus.
Para Paulo Reis, gerente de Marketing Institucional da EMTU, a integração entre o VLT e as linhas municipais é mais uma possibilidade para facilitar o deslocamento dos usuários.
Continua depois da publicidade
“Com novas integrações, o passageiro ganha mais opções na mobilidade do dia a dia, podendo completar seu deslocamento com mais agilidade, praticidade e conforto no VLT.”
O aplicativo "Quanto Tempo Falta" da BR Mobilidade indica a possibilidade de integração em todas as linhas que possuem essa característica, além de mostrar os itinerários e programação horária. No aplicativo EMTU Oficial ou no site www.emtu.sp.org.br também é possível, a partir de 5/11, consultar todas as linhas metropolitanas e municipais que fazem integração com o VLT (digitar na busca o serviço ‘953’).
Confira as linhas de Santos que passam a integrar a partir do dia 5 de novembro, completando o sistema de integração entre as linhas municipais da cidade e todas as estações do VLT: linhas 4, 5, 8, 10, 17, 19, 23, 25, 29, 37, 42, 52, 54, 61, 73, 80, 100, 118, 139, 152, 156, 158, 181, 184, 191, 193, 194. *A integração já era realizada nas seguintes linhas municipais: 7, 13, 20, 30, 40, 53, 77, 153, 154 e 155.
Continua depois da publicidade