12 de Setembro de 2024 • 09:09
Limpeza na orla santista após ressaca já retirou 64 toneladas de areia / Divulgação/ PMS
Cinquenta e quatro toneladas de areia foram retiradas da orla santista e outras 10 toneladas no interior do canal 3 (trecho da praia), nos últimos dois dias, com os trabalhos de limpeza e o desassoreamento do sistema de drenagem, removendo o material carreado pelas ressacas registradas nesta semana.
Sob supervisão da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp), as equipes da Terracom e da Prodesan foram reforçadas para limpar a avenida da praia, vias de acesso à faixa de areia e a Praça Luiz La Scala (Ponta da Praia), além de retirar o material depositado no canal.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Com o término do período de ressacas, os trabalhos de desassoreamento começaram nesta sexta-feira (20) pelo canal 3, o mais comprometido pelo movimento das marés.
"A ressaca provoca o deslocamento de areia dos canais 4, 5 e 6 para os demais, em uma movimentação natural decorrente das características geográficas da orla", explicou o secretário Wagner Ramos, lembrando que o desassoreamento é um trabalho de rotina, a cargo da Prefeitura Regional da Zona da Orla/Intermediária.
CANAL 3
A areia retirada de forma mecanizada do canal 3, em serviço previsto para 20 dias, será transferida imediatamente para a faixa de praia junto ao canal 6, onde a movimentação das marés deslocou significativo volume de areia, situação evidenciada sobretudo nas extremidades das passarelas.
Na sequência, a equipe da Prodesan e maquinário deslocam-se para o canal 2 e depois para o 1 – quatro caminhões basculantes, uma pá-carregadeira, uma retroescavadeira e uma máquina PC, de maior potência para a retirada do material. A areia retirada desses dois pontos será remanejada para o trecho de praia entre os canais 4 e 5.
LIMPEZA NA ORLA
Cinquenta e quatro toneladas de areia, volume equivalente a 36m³, já foram retiradas desde quinta-feira (19) da orla – cada metro cúbico equivale a 1 tonelada e meia de areia molhada. O trecho mais comprometido ficou entre o canal 4 e a Ponte Edgard Perdigão, na Ponta da Praia, sobretudo nos acessos à faixa de areia, junto aos canais. De acordo com técnicos da Seserp, a maré subiu muito rápido e alcançou a avenida da praia após o canal 6 e a Praça Luiz La Scala, trecho onde a faixa de areia é mais estreita.
Na quinta-feira (19), 45 ajudantes, quatro fiscais, uma pá-carregadeira e três caminhões retiraram 44 toneladas de areia, o equivalente a 16m³. Nesta sexta (20), a equipe passou para 55 ajudantes e cinco fiscais, além da pá-carregadeira e de quatro caminhões.
Cotidiano
Bombeiros e brigadistas seguem no local
Cotidiano
De modo geral, as oportunidades são de nível fundamental, médio, técnico