X
Santos

Lançamento do Natal Criativo leva 10 mil pessoas ao Centro de Santos

Show de luzes e outras atrações gratuitas acontecem até o dia 23 de dezembro

Lançamento do Natal Criativo leva 10 mil pessoas ao Centro de Santos / Divulgação/ PMS

Em meio a um clima de esperança, cerca de 10 mil pessoas compareceram à Praça Mauá, em Santos, na noite desta quinta-feira (9) para conferir a abertura do Natal Criativo 2021. O espetáculo é formado por projeções mapeadas na fachada do Paço Municipal, visita do Papai Noel, viagens em bonde noturno decorado gratuitas, Vila de Natal e outras atrações, que terão repetições até o próximo dia 23. 

Por volta das 19h, a Praça Mauá já estava repleta de crianças e adultos aguardando a festa. O prefeito Rogério Santos abriu o evento às 19h30, destacou o clima de esperança por dias melhores que o Natal traz e frisou a importância da festa ser concentrada no Centro.

Com 56 anos de idade, ele relembrou que na época de Natal, quando criança, era chamado pela mãe “para ir à Cidade”, forma de se referir ao Centro.

“As pessoas da minha geração, com 40, 50, 60 anos, têm afetividade histórica com o Centro de Santos. E o que a gente está fazendo hoje é justamente isso. Resgatar essa nossa história com a Cidade, com o Centro de Santos, e que vocês, pais, avós, tios, amigos, que trouxeram os filhos, estão criando uma nova geração com afetividade, com amor pelo Centro de Santos, onde começou a nossa história, a história da nossa cidade, a história do comércio de Santos”, salientou.

O clima de confiança era reforçado porque o Natal Criativo começou exatamente um dia após Santos atingir a marca de 80% da população geral vacinada com duas doses ou dose única contra a Covid-19.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A assistente social Magali Pasini, 65 anos, e a neta Antonella Serra de Mattos, 8, estavam bem em frente ao Paço Municipal, entre as primeiras pessoas, acompanhando atentamente à primeira projeção mapeada e se dividiam na gravação dos momentos pelo celular.

A projeção, com duração de 10 minutos e embalada por músicas, explora em alta resolução a riqueza arquitetônica do Palácio José Bonifácio com símbolos do Natal e imagens aéreas da Cidade.

“Foi a festa de Natal mais bonita que já vi em Santos e moro desde 1980 na Cidade”, disse Magali, que reside no bairro Campo Grande.

Ela disse que se programou para levar a neta ao Natal Criativo após ler informações sobre o evento no site da Prefeitura. “Essa ideia de revitalizar a Cidade eu acho importantíssima”, considerou.

Antonella disse que gostou de tudo na projeção e aguardava a chegada do Papai Noel: “É o dia mais legal do ano”.

Papai Noel

Centenas de olhos brilharam com a chegada do 'bom velhinho'. O Papai Noel veio de bonde da Estação do Valongo e desembarcou na Praça Mauá para fazer a alegria das crianças e adultos que o aguardavam ansiosamente. Entre elas, 175 crianças atendidas pelo Projeto Tia Egle, que o esperavam sentadas em frente à Vila Cênica. O local rendeu milhares de ‘cliques’ para as redes sociais de munícipes e turistas que passaram pelo evento.

A família Costa foi uma das que aproveitou para garantir o ‘book natalino’. O cenário foi o grande ornamento em forma de caixa de presente, situado na entrada da atração. “Está tudo muito lindo, muito organizado”, disse a moradora do Gonzaga, Juliana Costa, de 42 anos. Ela foi ao evento acompanhada pelo pai, de 63, a sobrinha, de 9, e o filho, 4. “O bom é que tem atrações para todas as idades. Trouxe meu filho pelo Papai Noel, e minha sobrinha pela projeção. Mas nós, adultos, também estamos aproveitando”.

O Papai Noel estará presente na Praça Mauá de sexta a domingo (dias 10,11 e 12 e dias 17,18 e 19), das 19h às 21h, na cadeira ao lado da Vila Cênica.

Bonde Gratuito

No bonde decorado, de onde desceu o Papai Noel, 200 pessoas tiveram a oportunidade de conhecer o Centro Histórico da Cidade gratuitamente. Para garantir o benefício, é preciso estar com a pulseira que garante a gratuidade, que pode ser obtida no Museu Pelé (Largo Marquês de Monte Alegre, 1 - Valongo). São cinco viagens por noite, entre os dias 9 a 12 e de 16 a 23 de dezembro, com saídas da Estação do Valongo às 19h, 19h30, 20h, 20h30 e 21h.

Variedade gastronômica

Não tinha ceia de Natal, mas oito estandes garantiram a variedade de opções gastronômicas para quem decidiu festejar a entrada do Natal na Praça Mauá. A população pôde escolher entre opções doces e salgadas, como bolos, sorvetes, açaí, hambúrguer artesanal, chopp e muitas outras.

A presença dos 'food trucks' foi boa não só para quem se alimentou, mas também para quem foi ao Natal Criativo trabalhar. "Os eventos da Prefeitura estão sendo muito bons para nós porque estamos conseguindo recuperar o que a gente 'perdeu' parado durante a pandemia". A declaração é da moradora do Estuário, Evellyn Amai Sato Nakamura, de 20 anos, que vende sorvete americano com a família.

O 'Sorvete Sabor da Infância' também esteve presente no Universo Geek, outro evento realizado pela Prefeitura na Praça Mauá. "São boas oportunidades para nós porque a divulgação é muito boa, nas redes sociais e televisão, chama bastante público". "Para nós, é vender com alegria e retomar!", finalizou Evellyn, animada.

As barracas gastronômicas funcionarão das 17h às 21h, entre os dias 10 e 12 e de 16 a 23.

Pista de patinação faz sucesso

Uma das atrações que mais chamou a atenção do público, principalmente da criançada, foi a área de patinação, na Praça Mauá. Dezenas de pessoas se revezaram na fila e tiveram a oportunidade de praticar a atividade de forma gratuita na noite desta quinta-feira (9).

As atividades contaram com monitores. Além disso, foram disponibilizados 50 pares de patins, além de itens de segurança como capacete, cotoveleira e joelheira.

As irmãs Helena e Alyce Galdino, de 5 e 9 anos de idade, não esconderam a ansiedade antes de calçar os patins. Ao lado da tia-avó Maria de Lourdes Galdino, observavam atentamente a orientação das monitoras.

"Eu não sei andar muito bem de patins. Se eu cair, seguro na minha irmã", brincou a pequena Helena. "Nesses últimos dias andei bastante com os patins de uma amiga do prédio. Acho que estou preparada", afirmou a irmã Alyce, que reside com a família no bairro Marapé.

Já a pequena Sophia Santos, de 8 anos, esteve acompanhada pelo pai José Renato. Moradores do Campo Grande, adoraram a área destinada à patinação. "Eu faço patinação e gostei bastante de andar aqui. Foi muito divertido. Quero voltar de novo", falou Sophia.

Mas não foi só a criançada que se rendeu à patinação. Neuzir Correia, de 50 anos, moradora de São Vicente, veio até a Praça Mauá para realizar um sonho de infância: aprender a patinar.

Ela afirma que o convite surgiu por meio de uma amiga de longa data, que é patinadora e moradora de Santos. "Ela me contou sobre o evento e disse que era uma boa oportunidade para eu aprender. Tomei coragem e confesso que valeu a pena", contou Neuzir, que agora até já pensa em comprar um par de patins.

"Senti um frio na barriga, mas a sensação foi muito boa. Estou empolgada para começar a praticar sozinha. Acho que vou comprar meus patins em breve", completou.

A área de patinação vai funcionar às quintas e sextas-feiras, das 17h às 22h, e aos sábados e domingos, das 15h às 22h. As atividades do Natal Criativo vão até o dia 23 de dezembro.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

ELEIÇÕES 2022

Haddad lidera em SP com 29%, Tarcísio tem 12% e Rodrigo, 9%, aponta pesquisa

A pesquisa, contratada pela TV Globo, foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número SP-04035/202

Tecnologia

iFood e Tinder criam loja no app e brincam com 'levar bolo' no Dia dos Solteiros

Os bolos podem ser personalizados com frases como "Assim com o bolo que eu gosto", "Esse é o bolo que eu quero", "De: eu, Para: mim" e "Manda bolo de agora?"

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software