Santos

Jazz, diversidade e grandes nomes marcam o 13º Santos Jazz Festival

Um dos principais do Estado de São Paulo, o festival gratuito acontece de 25 a 27 de julho em Santos

Luna Almeida

Publicado em 24/07/2025 às 20:42

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O 13º Santos Jazz Festival terá apresentações de artistas consagrados e novos talentos da cena musical / Divulgação

Continua depois da publicidade

Um dos principais festivais de jazz do Estado de São Paulo começa nesta sexta (25) e promete movimentar o centro histórico de Santos e outros pontos da cidade com música de qualidade e entrada gratuita. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O 13º Santos Jazz Festival terá apresentações de artistas consagrados e novos talentos da cena musical nacional e internacional, além de feira criativa, praça de alimentação e espaço kids.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Santos Jazz Festival celebra Gal, Caetano e Elis em edição histórica

• Programação do 13º Santos Jazz Festival será anunciada nesta quarta (25)

A abertura acontece às 19h, no Arcos do Valongo, com a Orquestra Sinfônica Municipal de Santos recebendo Alice Caymmi e Catto em homenagem a Gal Costa e Caetano Veloso. 

A programação segue até domingo e inclui nomes como Keith Dunn, Rosa Rosah, Joabe Reis, Vanessa Moreno, Pedro Mariano, Marcelo Mariano, além de atrações de Moçambique e dos Estados Unidos.

Continua depois da publicidade

Homenagens e diversidade no palco

Ao longo de três dias, serão 13 apresentações e diversas homenagens, incluindo a Elis Regina, que completaria 80 anos em 2025. O encerramento no domingo será na Pinacoteca Benedicto Calixto, com bate-papo conduzido pelo jornalista Júlio Maria e interpretação da cantora Indiana Nomma.

A proposta do festival é promover o acesso democrático à música e valorizar a diversidade. Artistas negros, mulheres e representantes da comunidade LGBTQIAP+ ganham destaque, tanto no palco quanto na equipe de produção. 

O evento mantém parceria com o Conselho Municipal de Políticas LGBT e segue seu compromisso com a representatividade.

Continua depois da publicidade

Programação intensa no Valongo e Boqueirão

Na sexta-feira (dia 25), além da apresentação da orquestra com Alice Caymmi e Catto, o palco do Arcos do Valongo recebe Keith Dunn e The Simi Brothers, Rosa Rosah e Banda, além do Joabe Reis Quinteto com participação especial de Vanessa Moreno.

No sábado (dia 26), os shows começam às 14h e seguem até a madrugada com Camerata e Coral do Projeto Guri, Quarteto Prêt-à-porter, Americana Jazz Big Band, Big Chico com tributo a B.B. King, Ivan Mazuze e Ney Conceição, Gibi Wagner e Gab Veneziani com “Michael in Jazz”, e o encerramento com Marcelo Mariano e Pedro Mariano.

O domingo (dia 27) será na Pinacoteca Benedicto Calixto, no Boqueirão. Além da homenagem a Elis Regina com Júlio Maria e Indiana Nomma, o festival será encerrado pelo Theorema Trio com participação da cantora Monna.

Continua depois da publicidade

Ações sociais

O festival promove também o ingresso solidário, com a arrecadação de alimentos não perecíveis em homenagem ao sociólogo Betinho e sua luta contra a fome.

Com mais de 240 shows realizados desde a primeira edição, o Santos Jazz Festival já envolveu mais de mil músicos em mais de 300 horas de apresentações. Também promoveu cerca de 45 oficinas com nomes importantes do cenário musical e artistas locais, tendo sido assistido por mais de 100 mil pessoas ao longo dos anos.

O evento tem patrocínio via Lei Rouanet e apoio da Prefeitura de Santos, empresas privadas, instituições culturais e emendas parlamentares.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software